A Piscina de Campanhã, agora gerida pelo Futebol Clube do Porto, por cedência da Câmara Municipal, está a sofrer importantes obras de reabilitação, orçadas em 2, 3 milhões de euros, sendo previsível a sua reabertura ao público, em meados do próximo mês de julho. Entretanto, é certo, que, o já tradicional, “Meeting Internacional do Porto” não será realizado este ano.
Do contrato, assinado em princípio do presente ano, entre a autarquia e o F:C. Porto para a cedência das piscinas de Campanhã foi feito a “título gratuito” por um período de 25 anos, prazo que a CMP considera “ adequado para amortização do investimento de valor considerável”.
Piscina continuará caberta ao público
Recorde-se que, no contrato-promessa, o FC Porto obriga-se, entre outras coisas, a “garantir a utilização aberta à população, em períodos que não conflituam com a atividade desportiva e nas condições a acordar”. O clube fica ainda obrigado a desenvolver uma atividade não profissional através das modalidades de natação, no total de cerca de 200 atletas federados e 500 atletas não federados, no desporto adaptado, dirigido a crianças, jovens e idosos, nas atividades de natação e a colaborar, por intermédio dos seus atletas mais proeminentes, em ações de promoção da modalidade junto das escolas. O FC Porto irá também colaborar em Programas de Férias Desportivas do Município”.
De enfatizar ainda o facto que o FC Porto pretende apresentar uma candidatura a fundos comunitários no âmbito de um concurso para infraestruturas e equipamentos desportivos do Programa Regional do Norte – ON.2, para obtenção do financiamento necessário à realização da obra.
“Meeting ” não se realiza este ano
Entretanto, e devido às obras de reabilitação nas piscinas de Campanhã, a 32.ª edição do Meeting Internacional do Porto, inicialmente agendada para os dias 6 e 7 de junho, não será realizada este ano.
“Por razões que são do conhecimento público, às quais a Associação de Natação do Norte de Portugal é alheia, informamos que as atividades previstas na presente época para a Piscina Municipal de Campanhã, no Porto, foram canceladas. Tendo o Meeting Internacional do Porto como evento de referência da natação nacional e internacional, comunicamos que a 32.ª edição não será realizada”, lê-se no comunicado, recentemente, publicado pela Direção da ANNP.
“Para bem da natação regional, esperamos estar perante uma situação transitória e que a cidade do Porto continue a receber grandes nomes da natação nacional, europeia e mundial. É nossa intenção que a ANNP continue a utilizar, após as obras de beneficiação, as piscinas de Campanhã, nas condições atuais”, indica o mesmo documento.
“Apesar de não se realizar o principal evento, é gratificante verificar que continuamos a merecer o apoio e confiança dos patrocinadores e amigos da natação, numa demonstração inequívoca como reconhecimento das nossas organizações”, conclui a Direção.
Texto: EeT e CM Porto
Fotos: Pesquisa Google
01jun15
Boa tarde, obrigado ao jornal pelas informações dadas sobre estas obras na piscina de campanhã.
com melhores cumprimentos
amadeu Almeida