E, pronto. Terminou mais uma edição (12.ª) do “Serralves em Festa”, este ano tendo como tema “Um Entre Muitos”. E a verdade, é que foram muitos, a passar pelos 14 hectares de uma quinta histórica, com jardins de excelência, um museu de referência, e desta feita, com muita arte, relevada por um sem-número de espetáculos que, de 30 a 31 de maio último, concentrou, “non stop”, durante 40 horas seguidas (das 8h00 de sábado, à meia noite de domingo), milhares e milhares de pessoas.
Imagem de marca da cidade do Porto a nível regional, nacional e internacional, Serralves, e a sua Fundação, vive, com esta “Festa” anual, a projeção merecida, sendo que – e é bom realçar – a excelente programação cultural ao longo do ano. Uma excelência, nestes últimos dias, dada ao povo (entrada gratuita), de forma altiva, franqueada e de excelente organização.
No ano passado, o “Serralves em Festa” recebeu 140 mil visitantes, número que terá sido ultrapassado na presente edição. Seja como for, a projeção internacional é já um facto adquirido, não só pelos artistas presentes, oriundos de diversos continentes, mas também por visitantes – também eles – “imigrantes culturais” em terras da Invicta.
Para ter uma ideia de tudo quanto aconteceu em dois dias de “Festa”, em Serralves, no Porto, ficam as fotos do Pedro Nuno Silva. As artes… a cultura em Portugal ficaram a ganhar com esta iniciativa.
Texto: EeT
Fotos: Pedro Nuno Silva
01jun15