Menu Fechar

Rua de António José da Costa

Esta rubrica dá a conhecer a toponímia portuense, através de interessantes artigos publicados em “O Primeiro de Janeiro”, na década de setenta do século passado. Assina…

Cunha e Freitas (*)

“A Rua de António José da Costa chamava-se Travessa do Bessa. A família Bessa é antiga na freguesia de Lordelo do Ouro, descendente de um Manuel Gonçalves Bessa, ali morador na primeira metade do século XVIII, e com o decorrer dos tempos veio a ser de grandes proprietários, dando o sue nome a uma vasta quinta que, na denominação popular, mas não na toponímia camarária, continua a ser “o Bessa”.

António José da Costa
António José da Costa

Não sabemos qual dos membros da família deu nome ao local, nem desde quando. Os Bessas viviam, primitivamente, no Ouro, e, em 1700, havia na freguesia um lugar dos Bessas, que só uma vez encontrámos nos registos da paróquia e que não deve ser o actual. Este não deve remontar mais longe que os meados do século XIX.

António de Bessa Leite, proprietário da fábrica fundada na sua Quinta do Bessa, grande benemérito que o deu o nome à Rua de António de Bessa Leite, de que já nos ocupámos, vivia nesta cidade pelos anos de 1880, e o seu negócio girava sob a firma Bessa & Cardoso, com escritórios na Rua de Belomonte. Daqui derivaria talvez, o topónimo que, certamente, já existia em 1895.

Pintura de António José da Costa
Pintura de António José da Costa

A Travessa do Bessa foi mais recentemente crismada em Rua de António José da Costa, notável pintor portuense que nasceu em 1839 e faleceu em 1929. Estudou na Academia de Belas-Artes do Porto, onde fez os cursos de Desenho Histórico (1858) e Pintura Histórica (1862), e estudou Arquitectura e Escultura.

Em Pintura Histórica teve o primeiro prémio no ano de 1863, dedicando-se em seguida ao retrato, no que foi exímio mas, abandonando esta difícil especialidade da pintura, consagrou-se ao género da paisagem, flores e frutos, deixando-nos delas apreciáveis obras.” 

(*) Artigo publicado em “O Primeiro de Janeiro”, na rubrica “Toponímia Portuense”, de 08-10-1974

Fotos: Pesquisa Google

 Na próxima edição de “RUAS” DO PORTO destaque para a “RUA DO DR. ANTÓNIO LUÍS GOMES

01ago15

 

 

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.