Menu Fechar

Praça-Forte de Peniche

Localidade: Peniche. Cidade portuguesa da sub-região do Este – centro – com cerca de 15 mil habitantes. É sede de município.

A Praça-Forte de Peniche é uma fortificação implantada na encosta sul, por sobre as arribas, entre o porto de pesca, a leste, e a Gruta da Furninha a oeste.

Admite-se que a origem do topónimo Peniche deriva de Phoenix, nome de uma antiga povoação na ilha de Creta, cuja configuração geográfica era semelhante à da primitiva ilha de Peniche, que se converteu em península. No seu extremo situa-se o Cabo Carvoeiro. O povoado encontra-se a cerca de treze metros acima do nível do mar, ocupando hoje em dia uma área peninsular de 2.750 metros de comprimento no sentido oeste-leste.

Saiba que, aqui, a 3 de janeiro de 1960, tem lugar a memorável “fuga de Peniche“, protagonizada por Álvaro CunhalJoaquim GomesCarlos CostaJaime SerraFrancisco MiguelJosé Carlos, Guilherme CarvalhoPedro SoaresRogério de Carvalho e Francisco Martins Rodrigues, graças à conivência de um guarda republicano que anuiu à imobilização comclorofórmio de um seu colega responsável pela vigilância dos prisioneiros. O guarda em questão conduziu os fugitivos, um a um, agachados debaixo do seu capote de oleado, até a um troço mais escuro da muralha, de onde desceram para o exterior com o auxílio da referida corda feita de lençóis.

Em 25 de Abril de 1974, ao eclodir a Revolução dos Cravos, o forte foi um dos objetivos principais da ação dos militares revolucionários. Passou depois a ser utilizada como abrigo para os retornados dos ex-territórios ultramarinos portugueses na África quando do processo de descolonização.

No início dos anos oitenta, quando os retornados de lá saíram, com a concordância de CMP, um grupo de naturais de Peniche, com a colaboração de pessoas e entidades de diversas áreas, como o Museu Nacional de Arqueologia, criou no Forte de Peniche um museu vocacionado para invocar por um lado factos e memórias da resistência antifascista contra o Estado Novo (sector da resistência) e por outro de Peniche, dando relevo ao mar como elemento dominante no seu contexto natural e histórico (sector local). A maior parte do património atual provém de doações feitas nessa altura. Nessa fase também várias iniciativas culturais foram realizadas no salão nobre com regularidade

Fonte: Wikipédia

01out15

DA NOSSATERRA…

Esta é uma rubrica destinada, especialmente, a si. A si, que ama a sua terra, podendo promove-la … através de uma foto. Privilegiaremos as fotografias que não sejam dos grandes centros urbanos. Com isto, queremos dar um espaço de relevo às terras (aldeias, vilas, pequenas cidades) esquecidas do nosso Portugal continental e insular.

Envie já a sua (uma) fotografia (formato jpeg ou jpg – resolução superior a 500), separada do texto (Microsoft word) onde indicará nome do autor, o seu correio eletrónico, e a terra retratada, para o e-mail: etcetaljornal.site@gmail.com até ao dia 20 de cada mês.

Não se esqueça de referir em “assunto”: Foto Da Nossa Terra

As melhores fotografias serão publicadas nas edições do nosso jornal, sendo que a melhor, ao final de um ano, será escolhida por um júri, a revelar na altura, sendo atribuído ao autor, um prémio simbólico que será revelado oportunamente. Participe! Fica o desafio!

 

(*)Obs: Se até à data limite de entrega de fotos, nenhuma nos for enviada, pesquisaremos, selecionando, no Google, uma fotografia que respeite os critérios anteriormente definidos, sendo que o seu autor será avisado da escolha do trabalho a concurso.

 

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.