Menu Fechar

Cineasta Miguel Clara Vasconcelos expõe “Onde o Coração se Esconde” em… Vila do Conde

Até 10 de janeiro de 2016, a Solar – Galeria de Arte Cinemática apresenta, no Centro de Memória de Vila do Conde, a exposiçãoOnde o Coração se Esconde”, do cineasta Miguel Clara Vasconcelos.

Depois de ter estreado em julho, perante uma sala cheia, “Vila do Conde Espraiada” no 23.º Curtas Vila do Conde, Miguel Clara Vasconcelos apresenta uma exposição que tem como ponto de partida o filme. Na curta-metragem, produzida pela Curtas Metragens CRL, Miguel Clara Vasconcelos parte do poema de José Régio para reviver as memórias da sua infância passada na cidade.

“A memória de Vila do Conde é também a memória da minha mãe. Quando faleceu, tive uma vertigem. O tempo passado nessa vila-cidade parecia desaparecer bruscamente, escapar-me, morrer em mim. Na edição de 2014 do Curtas Vila do Conde, percebi que era urgente trabalhar essa matéria sensível, mágica, que é a infância e que foi para mim Vila do Conde”, explica o realizador.

A exposição, agora apresentada, está intimamente ligada ao filme explorando também a relação da infância com o lugar mas através da memória de três pessoas que, sendo de Vila do Conde, experienciaram vivências distintas na cidade. Dentro de uma estrutura construída para o efeito, Miguel Clara Vasconcelos apresenta três projeções que estabelecem uma relação íntima com os relatos que se escutam. As imagens provêm de filmes familiares, do Arquivo Municipal de Vila do Conde, de filmagens inéditas de realizadores locais e do próprio cineasta.

Onde o Coração se Esconde” resulta de uma residência artística de Miguel Clara Vasconcelos, na Solar – Galeria de Arte Cinemática e é apresentada no Centro de Memória no âmbito do projeto Cave. Miguel Clara Vasconcelos é realizador, argumentista, formador, encenador de teatro e produtor independente.

Mestrado em Estudos Cinematográficos pela Sorbonne Nouvelle, Paris, estudou Línguas e Literaturas Clássicas e Portuguesa nas Universidades de Lisboa e de Coimbra. Em 2005, produziu e realizou o seu primeiro filme, “Documento Boxe” e, em 2014, “O Triângulo Dourado”. Ambos venceram o prémio de Melhor Curta Metragem Portuguesa no Curtas Vila do Conde. “Onde o Coração se Esconde” é a primeira exposição individual de Miguel Clara Vasconcelos.

Texto: Curtas Metragens CRL / EeT

Foto: Inês Amorim (com a devida vénia)

01dez15

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.