Manuel Aranha, que, no passado dia 18 de novembro, tomou posse como vereador da Câmara do Porto, é o mais jovem vereador do executivo liderado por Rui Moreira aos vereadores com pelouro do seu executivo.
Manuel Aranha era o sétimo da lista independente Rui Moreira: Porto o Nosso Partido, que venceu as eleições autárquicas em 2013, tendo, por isso, ficado como o primeiro suplente. Em substituição, tinha já participado em várias reuniões de Câmara, nomeadamente durante a ausência de um mês do vereador Manuel Sampaio Pimentel, devido a doença. Nunca teve, contudo, competências executivas.
Assume agora o cargo como vereador efetivo e recebendo um novo pelouro designado “Comércio e Turismo”, competências que, até agora, estavam na posse do presidente da Câmara que passa a deter o pelouro da Cultura.
As presentes alterações devem-se à morte do vereador Paulo Cunha e Silva, número quatro da lista independente, no passado dia 11 de novembro. Nesse mesmo dia, Rui Moreira assumiu o pelouro da Cultura que lhe estava atribuído, nomeando de imediato Guilherme Blanc como seu adjunto (anteriormente era adjunto do vereador).
A presidência da Câmara do Porto espera do novo vereador que se ocupe da gestão de projetos e processos relacionados com o comércio e turismo, alguns em curso e que são classificados por Rui Moreira como de primordial importância para a sustentabilidade do turismo e da vivência da cidade.
Sob a alçada do presidente da Câmara mantém-se o setor da atração de investimento que é articulada com a “Invest Porto”, gabinete criado por Rui Moreira para esta área específica da economia. Todos os outros pelouros e competências se mantêm inalteráveis.
Manuel Aranha nasceu no Porto há 32 anos e frequentou o Colégio Alemão do Porto. Engenheiro, licenciado e Mestre pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Manuel Aranha tem a sua carreira profissional desde sempre ligada à Energia, tendo trabalhando numa das principais empresas portuguesas daquele setor.
Texto e foto: GCPCMP / EeT
01dez15