A Escola Básica e Secundária do Cerco (Rua Nossa Senhora do Calvário) foi o local escolhido para, no passado dia 30 de janeiro, realizar-se a cerimónia de entrega de instrumentos musicais aos novos alunos do ensino articulado do 5.º ano, abrangidos pela sexta edição do projeto “Música para Todos”. A abertura da cerimónia foi realizada pelo presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira. Seguiu-se a atuação da Orquestra Juvenil da Bonjóia e do convidado especial Projeto OUPA!.
O projeto “Música para Todos” foi implementado pelo Município do Porto, em parceria com o Curso de Música Silva Monteiro e com os agrupamentos de escolas do Cerco e do Viso. Promove o ensino articulado da música a alunos do 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, de Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) da cidade do Porto, com o objetivo de combater o insucesso e o abandono escolar.
A Orquestra Juvenil da Bonjóia é o resultado do trabalho desenvolvido no âmbito do projeto “Música para Todos”. Atualmente conta com 120 jovens provenientes do projeto “Música para Todos” e de outras escolas da cidade do Porto. Desde a sua criação já se apresentou em público inúmeras vezes quer em território nacional quer internacional.
O “Música para Todos” vai na sua sexta edição e já beneficiou mais de 160 crianças. Ao longo dos anos, tem contado com o apoio do BPI – Banco Português de Investimento, da BIAL, da Fundação Manuel António da Mota e da Fundação Axa – Corações em Ação.
Texto: GCPCMP / EeT
Foto: Pesquisa Google
01fev16