Menu Fechar

O Brasil em Carnaval bem diferente

Waltermir Rodrigues  (*)

Olá queridos leitores deste corajoso jornal, Infelizmente O sabor carnavalesco do Brasil, está passando por algumas amarguras no momento, A foto abaixo mostra a principal ameaça a saúde humana no momento no Brasil. Trata-se do Aedis Egypt, um pequeno mosquito, que por sua vez, transporta em seu pequeno corpo Dengue, Zika vírus, Chicungunha e Febre Amarela até onde se sabe no momento.

aedis

Como se não bastasse, Em meados de agosto, o obstetra Orlando Gomes Neto notou algumas anormalidades em pacientes grávidas. A cabeça dos fetos era menor que o esperado. Gomes Neto coordena um dos mais respeitados laboratórios de medicina fetal no Recife. Outros colegas começaram a identificar casos parecidos, que não se encaixavam no diagnóstico de doenças conhecidas.

Na investigação com as mães, os médicos descobriram que 70% delas haviam tido, no primeiro trimestre da gravidez, febre, dores e manchas vermelhas no corpo. Por dois meses, acompanharam essas pacientes e descobriram novos casos, informados à Secretaria de Saúde do Estado.

Pela primeira vez na carreira, Gomes Neto não tinha respostas nem para orientar as pacientes nem para acalmar sua própria mulher, hoje grávida de sete meses. “Como médico, tinha de pensar racionalmente para cuidar melhor das gestantes. Como pai, estava extremamente apreensivo”, diz. Em novembro, ele recebeu uma ligação com o relato que espalharia por famílias do país inteiro a apreensão que ele já sentia.

O Zika Vírus

adriana melo

A obstetra Adriana Melo (foto acima), em Campina Grande, Paraíba, contou a ele que havia identificado o mesmo problema em duas gestantes entre a 22.ª e 23.ª semanas de gravidez, em outubro. As imagens dos cérebros das crianças mostravam manchas brancas, uma resposta do organismo diante de uma infecção por vírus.

Naquele mês, Adriana entrou em contato com a Secretaria de Saúde da Paraíba. Disse desconfiar que as gestantes tivessem sido infectadas pelo vírus zika e que era urgente fazer um exame invasivo, chamado cariótipo, em que se coleta material de dentro da placenta. A médica tentou tratar do assunto com um colega da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sem sucesso.

“Não entendia por que não respondiam a meus e-mails e minhas ligações. Ou não acreditaram em mim, ou ninguém tinha pensado em fazer o exame invasivo para confirmar, ou ninguém queria falar sobre o que estava acontecendo”. Adriana não sabia que o médico Kleber Luz, da UFRN, estava em contato com o Ministério da Saúde pelo mesmo motivo.

microencefalia

A microcefalia trata-se de uma alteração no cérebro que pode ser provocada por uma série de vírus e que em 90 por cento dos casos provoca retardo mental. No ano passado, foram registrados, no Brasil, 147 casos. Neste ano, já há 1.248 casos suspeitos em 311 municípios de 14 Estados, de acordo o Ministério da Saúde.

Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte lideram o ranking

Casos em São Paulo estão sendo investigados. Em 11 de novembro, Adriana recebeu os resultados dos exames que solicitara. Há poucos dias nos Estados Unidos, uma mulher grávida descobriu que o contraiu o zika vírus em uma viagem turística ao Equador, e a criança já foi diagnosticada com microcefalia. O governo americano lançou um grande alerta aos cidadãos, para que evitem viagens para 14 países da America latina e principalmente o Brasil.
Pesquisas incessantes estão sendo feitas por vários institutos aqui e fora do Brasil, para que se cheguem a uma descoberta para por um fim nesta epidemia ameaçadora que assola o Brasil e mais 13 países da America latina no momento.

A rede de Hospitais públicos do Brasil

caos

A Saúde Pública no Rio de Janeiro está em situação de calamidade: hospitais fechados, cirurgias canceladas, salários atrasados há meses, carência. A situação acima, é igual em todos os 27 estados Brasileiros, alguns até faltam vacinas básicas como: anti-rábica por exemplo. E o Carnaval, como vai ficar?

Minha resposta, por incrível que pareça é que, a festa vai continuar, pois os governadores e prefeitos de muitas cidades brasileiras continuam investindo pesado  no Carnaval, mesmo com a crise financeira, mesmo com as ameaças provocadas pelo mosquito Aedis Egypt, mesmo com tanta coisa ruim acontecendo nos hospitais e a corrupção sendo colocada a amostra para todos verem, acreditem, haverá carnaval sim, inclusive as prévias carnavalescas já estão acontecendo aqui em Recife normalmente, muito embora, acredito que o Carnaval deste ano será um pouco menor do que o ano passado.

Uma noticia interessante para se ter uma idéia, é que os camarotes que sempre estão à venda aos foliões para verem as escolas de samba desfilarem no Rio de Janeiro, ainda não foram totalmente vendidos, isso nunca havia acontecido antes, outro fato, é que as casas que costumam ser alugadas para turistas em Olinda, que nesta época já estariam todas vendidas, por incrível que pareça, só foram vendidas algo em torno de 32% das ofertas disponíveis, ou seja, há muita casa para alugar em Olinda para curtir o carnaval neste momento, porém eu nunca vi uma coisa dessas, geralmente, nesta época, todas as casas de aluguel estão lotadas de turistas.
Creio que estes efeitos, sejam causados por precauções de turistas em relação ao que anda acontecendo com o Brasil neste momento, é triste mas é a realidade.

Operação Lava Jato

cervero

Nestor Cerveró (foto acima), o delator conhecido como a metralhadora rotativa, está detonando muito corrupto através das delações premiadas. Agora as “figurinhas” da vez são:

dilma e lula

fernando collor de melo

renan calheiros

delcidio do amaral

jacques wagner

O andamento desta operação policial é cada vez mais surpreendente, pois a cada momento, surgem novas denuncias com boas provas contra muitas autoridades e políticos dos mais diversos escalões. Em um dos depoimentos da delação premiada  de Nestor Cerveró, ex-diretor da área internacional da Petrobras. Ele fala de propina, extraída da estatal, para os senadores Fernando Collor de Melo, Delcídio do Amaral e Renan Calheiros ( senador do PMDB e presidente do sanado).
A delação bombástica do ex-diretor da Petrobras atinge em cheio outras grandes figuras do governismo. Diz, por exemplo, que foi indicado por Lula em gesto de retribuição, já que teria ajudado no contrato da Petrobras que “compensou” o empréstimo fraudulento de R$ 12 milhões (que serviu para abastecer o Caixa 2 da campanha do ex-presidente, segundo relato de seu amigão Bumlai).Sobre Dilma, Cerveró disse que entregou toda a diretoria da BR Distribuidora para Collor, que é aliadíssimo do governo no Senado Federal.
O ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró, afirmou à Procuradoria-Geral da República que a campanha ao governo da Bahia de 2006 do atual ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, recebeu dinheiro de propina de uma obra da estatal em Salvador.
A assessoria da Casa Civil informou que o ministro não irá se manifestar sobre o assunto, pois não conhece a íntegra do depoimento e que ele está à disposição das autoridades.
A afirmação faz parte de um documento em que Cerveró elencou fatos que pretendia revelar antes de fechar o acordo de delação. Ele confirmou posteriormente as informações nos depoimentos de delação premiada prestados.

O conteúdo foi apreendido em novembro de 2015 no gabinete do senador Delcídio do Amaral (PT), durante a deflagração da Operação Politeia, e divulgados nesta sexta (8 de janeiro) também teve acesso aos documentos.

O Brasil carnavalesco

Quem é de fora do Brasil, às vezes chega a imaginar, que aqui é a terra da alegria, samba, futebol,mulatas,morenas,carnaval, caipirinha, lindas praias,lindos lugares. Em parte é verdade,porém O Brasil, não é mais o país do futebol, pois os estrelados jogadores de futebol que vestem a camisa da seleção Brasileira, só pensam única e exclusivamente em seus bolsos, agem de forma mercenária sem o menor escrúpulo, um exemplo bem atual disso, é o jogador Neymar, ele por sua vez, faz inúmeros gols (golos) no clube onde joga atualmente, e quando vai jogar na seleção brasileira parece um amador de 8.ª categoria.

Agora, só restam : mulatas,morenas,carnaval, caipirinha, lindas praias e lindos lugares. isso tudo sob o risco de mosquitos ferozes, corruptos e corruptores sem o menor respeito ou escrúpulo pelo bem do povo brasileiro, é triste mas é verdade.

pensando

(*)Correspondente “Etc e Tal Jornal” em Pernambuco, Recife, Brasil

Fotos: Pesquisa Google / Diversos

01fev16

 

 

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.