Menu Fechar

TEATRO MUNICIPAL DO PORTO apresenta temporada (2016) com 15 espetáculos INTERNACIONAIS entre outras novidades…

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira e Tiago Guedes, diretor do Teatro Municipal do Porto – Rivoli e Campo Alegre, em conferência de imprensa recentemente realizada, apresentaram nova temporada de programação até Julho do presente ano.

Rui Moreira começou falar sobre o balanço de 2015. O teatro Municipal do Porto – Rivoli/Campo Alegre recebeu mais de 130.000 espetadores em todas as suas áreas de programação, nos dois polos do Rivoli e Campo Alegre, o que representa uma taxa média de ocupação de 80 por cento.

Só o festival do pensamento “Fórum do Futuro”, acolheu mais de 10 mil espetadores, em cinco dias de conferências. O Teatro Municipal do Porto realizou, no último ano, 219 espetáculos, num total de 265 apresentações. A programação de 2015, primeiro ano completo de atividade do Teatro Municipal do Porto criado pelo nosso executivo em 2014, inclui 25 espetáculos internacionais (17 dos quais em estreia nacional), 55 estreias absolutas de artistas e companhias locais e 35 coproduções com artistas e companhias locais.

Companhia Nacional de Bailado
Companhia Nacional de Bailado

Programação para 2016

Por sua vez, Tiago Guedes, diretor do Teatro Municipal do Porto- Rivoli/Campo Alegre, começou por dizer que a programação para o corrente ano inclui 15 espetáculos internacionais e 13 de criadores da cidade, coproduzidos pelo teatro que assim continua a veicular-se à criação da cidade. Quarenta e um dos 77 espetáculos programados para este semestre são estreias nacionais ou absolutas.

A dança terá um espaço destacado no Rivoli, já que cerca de metade dos espetáculos que ocorrerão no Grande Auditório Manoel Oliveira e terão a dança como arte principal.

Dezoito anos depois da última estreia no Porto, a Companhia Nacional de Bailado voltará a estrear um espetáculo no Rivoli, de que farão parte nomes fundamentais da dança dos séculos XX e XXI, enquanto o polo do Campo Alegre acolherá a partir de os Drumming. Este será, alias, o segundo ano do programa de residências “Campo Aberto”, dando resposta a importantes necessidades artísticas da cidade.

Os Drumming estavam em condições precárias de ensaio e trabalho no antigo quartel da GNR do Bom Pastor, passando agora a habitar os espaços de trabalho e de apresentação do teatro. Igualmente importante é o facto do coreografo da cidade, Vítor Hugo Pontes, também integrar o projeto Campo Aberto este ano.

programa rivoli 2016 - 02

programa rivoli 2016 - 03

“O pensamento, a reflexão e a formação” terão também um espaço firme no projeto do Teatro Municipal do Porto em 2016, com a continuação das conversas pós-espetáculo, a promoção de debates, encontros e workshops e também com um novo projeto de trabalho com o Instituto Politécnico do Porto, na área de formação no ensino superior.

A “Ligação” é o tema do pelouro da Cultura da Câmara do Porto para este ano, e, por isso, conduzirá também a programação do teatro no decorrer de 2016. Entre os principais espetáculos programados, destacam-se ainda, o “Porto Best Of”, que representa o cruzamento de novas bandas da cidade com bandas histórias, que tocarão álbuns icónicos da sua discografia; o regresso ao Porto de Meg Stuart, para apresentar um importante espetáculo, depois da sua residência na cidade em 2015, e o festival de cidade “Dias da Dança”, que reunirá vários agentes das três cidades da frente Atlântica (Porto, V.N.Gaia e Matosinhos), Tiago Guedes, referiu que o espetáculo Sobre o Conceito do Rosto do Filho de Deus (Sul Concetto Di Volto Nel Figlio Di Dio), de Romeo Castelucci,  será coapresentado com o São Luiz Teatro Municipal (Lisboa), de 6 a 8 de maio.

Texto: Amadeu Almeida (AA)

Fotos: AA e TMP/R-CA

01fev16

 

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.