Menu Fechar

Valongo: Escolas acolhem projeto JOGOS TRADICIONAIS portugueses “100% Futuro”

A Associação das Coletividades do Concelho de Valongo (ACCV), em parceria com a Câmara Municipal de Valongo, vai promover 10 ações de demonstração de jogos tradicionais portugueses, junto da população escolar infantil, com o objetivo de promover a cultura desportiva dos jogos populares, que contribuem para o desenvolvimento motor, cognitivo e social da criança, através do Projeto “Jogos Tradicionais Portugueses 100% Futuro”.

Até maio, o projeto percorrerá várias escolas do concelho de Valongo, dando a conhecer às crianças 25 jogos tradicionais, tais como o pião, a cabra cega, a corrida de saco ou o pé atado. A primeira demonstração realizou-se hoje, dia 27 de janeiro, na Escola Básica da Retorta, em Campo, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, e do Vereador da Educação, Orlando Rodrigues

No ano de 2015, a ACCV atingiu o primeiro lugar a nível nacional, pela sua participação no projeto da Federação Portuguesa dos Jogos Tradicionais, que visa a promoção, divulgação e dinamização de ações de demonstração de jogos populares, tendo como meta a organização de um encontro Europeu no ano de 2020, em Portugal. O protocolo de colaboração para a implementação do projeto “Jogos Tradicionais Portugueses 100% Futuro” foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Valongo e assinado entre as partes no dia 26 de janeiro.

VOLUNTÁRIOS PROSSEGUEM REFLORESTAÇÃO DA SERRA DE SANTA JUSTA

floresta - valongo

Os voluntários do “Futuro” – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto regressaram à Serra de Santa Justa, em Valongo, no passado dia 16 de janeiro, para aumentar a área reflorestada com árvores e arbustos autóctones: Carvalho-alvarinho, Sobreiro, Pilriteiro, Gilbardeira e Bordo.

O objetivo foi o de plantar mais 800 exemplares nas proximidades do Corredor Ecológico, numa área com mais de três hectares que já estão a ser preparados, com controlo de espécies invasoras e corte seletivo de matos, para que esteja tudo pronto para receber as espécies nativas pelas mãos de voluntários.

As plantações foram organizadas pelo Município de Valongo e CRE.Porto, no âmbito do projeto metropolitano “Futuro – 100.000 árvores na AMP“. As árvores (todas nativas) são fornecidas pelo Projeto Floresta Comum.

Textos: Lúcia Pereira (CMV)

Fotos: CMV

01fev16

 

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.