“The Lure”, da realizadora polaca Agnieszka Smoczynska, foi o grande vencedor da 36.ª edição do “Fantasporto” – Festival Internacional de Cinema do Porto, que se realizou no Rivoli-Teatro Municipal, de 26 de fevereiro a 05 de março.
De salientar que o evento foi dividido em dez secções, quatro delas competitivas, avaliadas por um júri internacional e “alimentadas” pelas mais recentes produções mundiais, em representação de 50 países, com um total de 200 a 250 curtas e longas metragens inéditas em Portugal
O “Fantas” 2016 contou ainda com conferências, debates, Q&A´s, um congresso dedicado ao cinema nas escolas e à criação do gosto cultural, bem como apresentações de livros e exposições de artes plásticas.

Beatriz Pacheco Pereira: “Em 2017 encontramo-nos outra vez!”
No final de mais uma edição (36.ª) do “Fantas”, Beatriz Pacheco Pereira, diretora do Festival, começou por salientar “o bom cinema português e estrangeiro” que passou pelo Rivoli, aproveitando a ocasião para agradecer à equipa que liderou, pois, em seu entender, “fez um trabalho sem falhas”, e à Câmara Municipal do Porto, que “nos deu todas as condições para que Festival fosse um sucesso.
“Em 2017 encontramo-nos outra vez. Não esperem derrotismos, vamos lutar pelo Fantasporto sempre, porque temos razão e portanto vamos tentar salvar o festival, lutar pelo cinema, pela cultura e pelo Porto”, referiu Beatriz Pacheco Pereira, que não se esqueceu de Mário Dorminski, também diretor do “Fantas”, que sofeu um acidente vascular cerebral e “está em recuperação”.
Nicolau Breyner: “É sempre bom ser reconhecido pelo que se faz de positivo”
Nicolau Breyner, ator, realizador e produtor cinematográfico, foi a figura em destaque nesta edição do “Fantasporto”, ao ser homenageado pela organização do Festival. “É um prazer enorme estar na cidade do Porto. Uma cidade da Cultura portuguesa. E também um muito obrigado pelo prémio (carreira) que me foi atribuído.”
Ao “Etc e Tal Jornal”, Nicolau Breyner referiu que “é sempre bom ser reconhecido pelo que se faz de positivo e que o público gosta. Depois é de salientar a importância deste Festival que, como se sabe, é reconhecido mundialmente. Ora, receber um prémio do Fantasporto é, assim, e para mim, muito importante”.
Nicolau Breyner faleceu, aos 75 anos, dia 14 de março de 2016, vítima de ataque cardíaco. Breyner acabou por dar uma das suas última entrevistas ao nosso jornal.
Gelo
Antes da cerimónia de encerramento, e quando a 36.ª edição do “Fantas” dava os seus “primeiros passos”, destaca-se a sessão que decorreu na noite do passado dia 26 de fevereiro.
Os holofotes centraram-se em duas personalidades do mundo do cinema Luís e Gonçalo Ribeiro Teles, realizadores do filme “Gelo”, que teve, no “Fantas”, antestreia mundial. Todos atores do filme estiveram em palco, exceção feita a Ivana Baquero, por motivos profissionais.
Gonçalo Ribeiro Teles enaltece “Fantas” e cidade do Porto
Gonçalo Ribeiro Teles referiu ser um privilégio o facto do seu filme “ter antes-estreia mundial num festival muito importante da cidade do Porto do mundo cinematográfico”.
Já o seu filho, Luís, que começou por dizer que “quando meu pai falou-me deste projeto, achei que íamos fazer um flime muito bom e útil na sociedade que vivemos, sobre morte e a imortalidade”: “Gelo” é, na realidade, “um filme baseasse de alguém que nasceu do ADN de um corpo da idade do gelo, Catarina cresce num palácio isolado e é submetida a vários testes. Anos mais tarde, o passado encontra-a.”
E, pronto, até ao dia05 de março, passaram pelo Rivoli, milhares de pessoas, prestigiando, com a sua presença, uma Festival histórico na cidade do Porto. A consagração – premiados – à moda dos “Óscares” teve os seguintes protagonistas:

Premiados
O Júri Internacional da secção de Cinema Fantástico da 36ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto decidiu atribuir os seguintes Prémios:
GRANDE PRÉMIO MELHOR FILME – FANTASPORTO 2016
“The Lure – Agnieszka Smoczynska – 89’ – Poland
PRÉMIO ESPECIAL DO JURI
Queen of Spades: the Dark Rite – Svyatoslav Pogdayevskiy -93’ – Russia
MELHOR REALIZAÇÃO
The Lure – Agnieszka Smoczynska – 89’ – Poland
MELHOR ATOR
Ken’ ichi Matsuyama– Chasuke’s Journey – Sabu – 109’ Jap
MELHOR ATRIZ
Laura de Bóer – Cord – Pablo Gonzalez – 65’ – France/Colômbia/ Gernamy
MELHOR ARGUMENTO
Chasuke’s Journey – Sabu – 109’ Jap
MELHORES EFEITOS ESPECIAIS
The Lure – Agnieszka Smoczynska – 89’ – Poland
SPECIAL MENTION OF THE FANTASY JURY:
Cord – Pablo González – 65’ – Fra/Colombia/Germany
MELHOR CURTA-METRAGEM FANTASPORTO 2015
Blight – Brian Deane – 15’ – Ireland
Prémios Manoel de Oliveira / Realizadores 2016
O Júri Internacional da 26ª Semana dos Novos Realizadores do Fantasporto 2016 decidiu atribuir:
PRÉMIO MELHOR FILME SEMANA DOS REALIZADORES 2016
The Open – Marc Lahore (Fra)
PRÉMIO ESPECIAL DO JURI SR
Just Jim – Craig Roberts (UK)
MELHOR REALIZADOR SR
Marc Lahore – The Open (Fra)
MELHOR ARGUMENTO SR
Marc Lahore – The Open (Fra)
MELHOR ATOR SR
Ziyad Bakri – Blind Sun – (Greece/Fra)
MELHOR ATRIZ SR
Barbie Forteza – Laut (Philippines)
OFFICIAL COMPETITIVE SECTION ORIENT EXPRESS 2016
MELHOR FILME OE
Deep Trap – Kwon Hyung-Jin – 96’ – Coreia do Sul
PRÉMIO ESPECIAL OE
I Am a Hero – Shinsuke Sato – 127’ -Jap
Prémio Cinema Português 2016
MELHOR FILME PORTUGUÊS 2016
Quarto em Lisboa – Francisco Carvalho – 15’43’’ – Porto
MELHOR ESCOLA DE CINEMA PORTUGUESA 2016
ESMAE– Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo
Menção Especial do Júri para filme de Escola (Criatividade)
(Special Mention for Creativity):
Cinema Dom Dinis – Tiago Basílio, Tiago Fonseca, Tiago Costa – 7’ – Porto – UTAD
Prémios não oficiais
PRÉMIO DA CRÍTICA
Prisoner X – Gaurav Seth – 90’ – Can
PRÉMIO DO PÚBLICO
Ex-aequo
I Am a Hero – Shinsuke Sato- 127’ – Jap
Sensoria – Christian Hallman-81’ – Suécia
PRÉMIO JOVEM
Bridgend – Jeppe Ronde – 95’- Din/UK
FANTASPORTO SPECIAL AWARD
Augusto Canedo – Painter – for his contribution to the festival
PRÉMIOS DE CARREIRA 2016
Milcho Manchevski – diretor (Macedónia)
Texto: Amadeu Almeida / JG
Fotos: Pedro N. Silva / Fantasporto
09mar16




