No seguimento do contacto com um grupo de jovens atores recém-formados, mas que já há dois anos têm vindo a trabalhar regularmente no Teatro da Cornucópia (Lisboa) surgiu o desejo de acompanhamento artístico do trabalho por eles realizado.
Assim não somente nos propusemos a apresentar o resultado da sua iniciativa como procedemos a uma cedência deste espaço e da nossa estrutura para a implementação do projeto, de forma a viabilizar a possibilidade de criação de um grupo de jovens atores que desejam trabalhar em torno de um projeto comum. É este o caso de um novo grupo que se chama o “Teatro da Cidade” e que escolheu como seu primeiro trabalho Os Justos de Albert Camus.
O Teatro da Cidade surge como sintoma de afinidades artísticas e pessoais. O grupo, constituído por Bernardo Souto, Guilherme Gomes, João Reixa, Nídia Roque e Rita Cabaço, juntou-se em 2015 após ter terminado a licenciatura na Escola Superior de Teatro e Cinema.
Passado um ano, e com a consciência mais clara da identidade do grupo, apresentam o seu primeiro espetáculo, Os Justos, de Albert Camus, no Teatro do Bairro Alto. Juntam-se ao elenco deste espetáculo André Pardal e Ricardo Alas. Para esta primeira produção o Teatro da Cidade conta com o apoio do Teatro da Cornucópia, companhia com a qual têm trabalhado e que não só é uma importante referência, como tem um papel fundamental na formação deste grupo.
A escolha do texto prende-se com a qualidade humanista do pensamento camusiano. O espetáculo surge assim como uma oportunidade para refletir a condição humana, ética e política. Servindo-nos das questões que Camus atribuiu a este grupo de revolucionários russos no início do século XX, espelhamos em corpos e vozes contemporâneos preocupações iminentes que não se limitam a um lugar ou uma data.
“Os Justos”
Teatro da Cidade
Tradução: António Quadros
Encenação: Criação Coletiva do Teatro da Cidade
Cenário e figurinos: Criação Coletiva do Teatro da Cidade com apoio da equipa do Teatro da Cornucópia
Desenho de luz: Criação Coletiva do Teatro da Cidade com Rui Seabra
Interpretação: André Pardal, Bernardo Souto, Guilherme Gomes, João Reixa, Nídia Roque, Ricardo Alas e Rita Cabaço.
O espetáculo estará em cena até 10 de Abril.
3ª a Sábado às 21.00h e Domingo às 16.00h
Sessão com língua gestual portuguesa no dia 3 de Abril
Preço dos bilhetes – 6,00€ (preço único)
M/12
Texto e fotos: Teatro da Cidade / EeT
01abr16
