Patrícia Moreira (*)
“A força regeneradora do organismo, acionada pelo poder criador e curativo da mente, é algo que transcende a nossa vã filosofia” dizia Shakespeare.
O psicólogo Alberto Villoldo em 1980 provou que a meditação regular e a visualização da própria cura aumentam a reação dos leucócitos. A prática frequente de exercícios de relaxamento aumenta o número de linfócitos T.
Cientistas descobriram que os exercícios de relaxamento e a imaginação criativa de cura levam os linfócitos a aumentar a produção de anticorpos e de células interleucinas-2, além de acentuar a atividade da célula NK e aumentar a eficácia dos linfócitos T citotóxicos. O padrão das alterações imunológicas correspondia ao nível de relaxamento e da imaginação.
Exemplo de prática
– De manhã logo ao acordar faça uma pequena meditação, inspirando e expirando calmamente, durante pelo menos 10 minutos. Enquanto isso agradeça ao universo a boa noite que teve e peça um bom dia para si. Mentalmente faça a pergunta ao universo se tem algo para lhe transmitir sobre esse dia e aguarde pelo menos 3 minutos em silêncio e com os olhos fechados, por uma possível intuição. Independentemente de receber ou não essa intuição, inspire e expire profundamente uma vez e calmamente abra os olhos e prossiga com a sua vida.
– À noite volte a fazer uma meditação como a da manhã, agradecendo o dia e pedindo uma noite tranquila e revitalizante, para acordar cheio de boa energia.
– Enquanto medita, identifique as duas coisas que mais lhe provocam stress na vida e defina pelo menos duas ações concretas que possa tomar para se sentir melhor relativamente a cada uma delas. Isto significa fazer uma lista total de quatro comportamentos que pode adotar no futuro próximo.
– Avalie o seu grau de sucesso todas as semanas e tome medidas práticas para melhorar o seu plano.
Os exercícios físicos, passear, apanhar sol, ouvir música agradável, convívio e o riso, contribuem para estimular a mente e sensibilizar positivamente o sistema imunológico.
Organize-se e ponha em ação um conjunto de ações acima citados para reforçar o seu sistema imunológico, favorecendo o caminho de cura, combatendo eficazmente o stress.
Seja a sua cura!
(*) Psicóloga Clínica
Foto: Pesquisa Google
01abr16