Menu Fechar

RTP3 e RTP MEMÓRIA já estão na TELEVISÃO DIGITAL TERRESTRE (TDT)

A Televisão Digital Terrestre (TDT) conta, a partir de hoje (01dez16) com mais dois canais, a somar aos cinco já existentes (RTP1, RTP2, SIC, TVI e Canal Parlamento). A RTP 3 e RTP Memória passam, assim, a estar em sinal aberto, praticamente, cinco depois do aparecimento da TDT, beneficiando, segundo certos estudos, mais de 2,5 milhões de portugueses, os quais não têm acesso ao Cabo.

Mas, o número de canais tende a aumentar, possivelmente, já no próximo ano, porque estão abertas duas “vagas”, as quais estarão sob a alçada dos privados, sendo, para o efeito, necessária a abertura de um concurso para a sua exploração.

A chegada da RTP3, tal como da RTP Memória à TDT é considerada, pelo presidente da televisão estatal, Gonçalo Reis, em recentes declarações à Imprensa, “uma grande oportunidade para RTP, uma vez que vai ter os seus canais todos em aberto. O público português terá, por sua vez, mais oferta, o que resulta em mais capacidade de escolha, o que é importante para o setor audiovisual”.

Questões sociais e geográficas em destaque

O alargamento da TDT – que, em números de canais disponíveis, ainda é uma das mais pobres da Europa -, não teve, segundo fontes governamentais, qualquer impacto no Orçamento de Estado, e para Luís Filipe Castro Mendes, ministro da Cultura, tornar-se-á na “afirmação da RTP enquanto serviço público, valorizando a sua dimensão educativa e cultural”.

O ministro enfatizou ainda o facto de a TDT ser “usufruída por uma minoria de pessoas social e geograficamente mais isoladas e, muitas vezes, com menos recursos.

Opinião, praticamente idêntica à do ministro da Cultura, é a do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para quem o alargamento da TDT, “apesar de ser um regime menos favorável para a rádio e a televisão privada, tem, acima de tudo, como fundo, uma preocupação social relevante”.

Dúvidas

Na apresentação oficial da entrada da RTP3 e da RTP Memória na Televisão Digital Terrestre (TDT), a estação pública de televisão apresentou novidades de programação para as próximas semanas

Responsáveis e caras da estação pública de televisão reuniram-se na Casa Cadaval, em Muge, Salvaterra de Magos, para a apresentação oficial da entrada da RTP3 e da RTP Memória no serviço de televisão digital terrestre (TDT).

Tem dúvidas? Então, tome atenção:

A partir de quando é que posso ver a RTP3 e RTP Memória na TDT?

A partir de um de dezembro.

Que posições vão ocupar os novos canais?

A RTP1, RTP2, SIC, TVI e Canal Parlamento mantêm-se nas mesmas posições (canais 1 a 5). A RTP3 ocupará o sexto canal e a RTP Memória o sétimo.

Tenho televisão por subscrição. Vou poder continuar a ver a RTP3 a RTP Memória?

Sim. Não estão previstas alterações na presença destes canais nos operadores de televisão por cabo e satélite.

Esclarecidos?!

Pronto. Agoira falta só esperar que a SIC e a TVI, durante o próximo ano adiram com mais canais à TDT. As negociações não estão fáceis, mas, mais tarde ou mais cedo, essa ser uma realidade. Coisas da concorrência…

Texto: EeT (*)

(*) Com RTP

Foto: Pesquisa Google

01dez16

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.