Menu Fechar

7.º ANIVERSÁRIO “ETC E TAL JORNAL”: Você está de parabéns!

SAIBA QUAIS AS PERSONALIDADES (PORTUGUESA E ESTRANGEIRA) DE 2016 / “ETC E TAL JORNAL”

Sete aninhos… muito bem! Com que então, o menino já anda na escola! Já mexe nos computadores; já junta bem as letrinhas; já, por certo, joga à bola e marca golos… pois, que lindo menino!

OpiniLogo

É! O “EeT” é isso tudo, e mais alguma coisa. Ainda com sete aninhos já tem uma noção muito concreta do que é a sociedade, de como “elas” se fazem ou deixam de ser feitas. Já sabe até separar a verdade da mentira. Com sete anos, tem um campo próprio de intervenção e, por mais estranho que possa parecer, tem mais de 150 mil amigos.

montagem-aniversario

Com sete anos, o EeT (como é também conhecido o Etc e Tal Jornal) já contou muitas histórias (reais), alertou para um sem-número de problemas; enalteceu grandes obras desconhecidas do grande público.

Com sete aninhos, o EeT já tem opinião e opiniões, porque na sua família, cada um tem direito a dizer (escrevendo) o que pensa. Aqui não há censuras. Mas há um estatuto editorial que tem de ser respeitado. A libertinagem opinativa, aqui não tem casa.

Ah! E ninguém por aqui anda a dizer mal uns dos outros pelas costas, no próprio seio familiar. Já o tentaram já… mas tiveram pouca sorte.

O EeT nasceu no dia 21 de janeiro de 2010, numa estranha maternidade: a Associação de Moradores da Lomba (Bonfim-Porto), tendo como pai e mãe (isso em jornalismo é possível), José Gonçalves (atual diretor e fundador do jornal) e como “parteiro”, Hugo Sousa, que colocou o recém-nascido on-line nesse dia.

E, pronto, a partir daí foi um caminhar firme e convicto até aos dias de hoje, com um ritmo de vida tão agitado quão aliciante. E o “pequenito” lá vai conquistando “familiares” e muitos milhares de amigos.

sete-aniversario

A EQUIPA

Ao longo destes sete anos, o nosso jornal tem primado, acima de tudo, pela solidez da sua equipa, ou seja, é residual o número de pessoas que abandonaram o projeto, e as que o fizeram, na sua maioria, foi por razões de ordem profissional e de saúde, incompatíveis com uma colaboração periódica connosco. Mesmo assim, algumas dessas pessoas vão, de quando em vez, enviando alguns artigos.

antonio-amen-01

Um grande senhor é que, forçadamente, teve de sair deste projeto, o qual tanto acarinhou, praticamente, desde a sua primeira edição. António Amen é um nome que recordamos com saudade, ainda que as suas obras fotográficas, de grande valor, o perpetuem não só entre nós, mas também no mundo da fotografia a nível nacional e internacional. Amen deixou-nos, de repente, no dia 01 de dezembro de 2014, mas connosco ainda está, mantendo-se como se manterá a sua rubrica “Reflex”.

O “Etc e Tal Jornal” conta, na sua equipa, com pessoas de diversas idades, profissões e ocupações. Todos diferentes, mas todos iguais, numa família que se respeita, ainda que, alguns deles não se conheçam pessoalmente. Isso acontece porque são alguns os colaboradores que não residem onde se encontra sediado o jornal (Porto). Há-os em Lisboa, Coimbra, Ovar e Amarante.

Quanto a idades (só como nota de curiosidade), elas variam entre os 17 e os 70 anos. Há de tudo e para todos os gostos. Relativamente ao género, os homens são maioritários (11 colaboradores), mas, mesmo assim, as mulheres têm um peso significativo (06).

A exercer profissão (advocacia, ensino superior, psicologia, informática… etc) contam-se nove colaboradores, enquanto, que o número dos que deixaram a sua profissão (maioria ligada ao ensino) e, hoje, encontram-se reformados ou aposentados, mas muito ativos, é de quatro pessoas.

Do leque de 17 colaboradores, dois são estudantes, sendo que um frequenta o ensino superior e outro o ensino artístico. Os restantes dois encontram-se desempregados, mas a trabalhar… aqui!

De salientar o facto de que, neste jornal, só há mesmo um jornalista: o diretor, José Gonçalves, com 32 anos de profissão, em 50 de idade.

Curioso é também o número de colaboradores que editaram obras literárias (um ou mais livros): nove! Sim, 9, num universo de 17 colaboradores… é obra! Está feito assim  o “Raio X” à família “EeT”.

sete-aniversario

“IMPORTANTE”

Opini_Carla_Ribeiro

 

Carla Ribeiro (*)

Escrever sobre esta “Família” é um privilégio, principalmente por fazer parte da mesma. Mais um ano passou, e a verdade dos fatos, foi sempre e continuará a ser a nossa marca de qualidade e aferimos em cada trabalho, que neste jornal se publica mensalmente.

É importante que se refira que nesta “família” todos somos tratados de igual forma, com a mesma alegria e simpatia, com todo o carinho sempre habitual do nosso diretor.

É Importante dar os Parabéns ao “Etc e Tal Jornal” mas mais ainda aos nossos leitores, pois sem vocês, a nossa existência não faria qualquer sentido.

Estamos aqui para vos levar notícias, novidades, mas sempre palavras de verdade e nunca inverdades.

Cresço convosco a cada caminho que juntos fazemos, reafirmo as minhas atitudes e ideias, bem como me agarro a cada pedacinho, a cada palavra que leio no retorno de cada publicação. São as vossas palavras, que me dão força quando dela necessito mas que me puxam também as orelhas.

Nuca será demais agradecer, aos meus leitores e aos leitores em geral do nosso Jornal, pelo carinho que me/nos deixam com as vossas palavras. A todos o meu Obrigada.

Importante…

Não é escrever, mas sim ser lido.

Importante…

Não é impor, mas sim respeitar.

Importantes…

Não são as palavras, mas sim os atos que as acompanham.

Importante…

Não é dizer por dizer, mas sim falar com verdade.

Importante…

Não é falar, mas sim Ser na Verdade.

Importante…

Não é provocar a discórdia, mas sim praticar a verdadeira concórdia.

Importante…

Não é achar-se superior, mas sim saber Ser.

A toda esta família do “Etc e Tal Jornal”, Parabéns pelo excelente trabalho de todos, ao longo de mais um ano. Ao nosso diretor reitero apenas palavras que ele já deve estar cansado de ouvir de mim.

Estamos a mudar, a dar um passo de cada vez, sabedores que tu, José Gonçalves, és o maquinista deste grandioso comboio, que conduzes de uma forma imparcial e excelente, apesar dos parcos recursos de que dispõe. Claro que não vou esquecer a equipa de excelência que te apoia e contigo leva este comboio a estação da qualidade.

Só com equipas assim podemos ter os excelentes resultados que a cada mês temos, e que se renovam a cada ano.

Um Jornal em crescimento, é um Jornal em movimento.

Grata sou, por pertencer a esta Família.

Parabéns a toda a equipa.

(*) Subdiretora do “Etc e Tal Jornal”

Sobre a data, o diretor do nosso jornal, publica em “Editorial” o seu artigo.

E também sobre o nosso sétimo aniversário recebemos, até ao dia 27 de dezembro, os parabéns, ainda que antecipados – uma vez que, na realidade, só fazemos anos no dia 21 de janeiro – do nosso amigo José Manuel Tavares Rebelo, presidente da Assembleia Geral da Casa dos Açores do Norte; do presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, e da nossa colaboradora Ana Costa de Almeida, que aproveitou (e bem!) a ocasião para explicar o facto de não ter dado vida, nestes dois últimos meses, à sua rubrica “Crime e Castigo”: afazeres profissionais. Nós sabemos que sim, dada a reputação que tem como advogada, não só em Coimbra, mas a nível nacional e internacional.

sete-aniversario

AUDIÊNCIAS

Como ninguém gosta de escrever para o boneco, as audiências registadas pelo nosso jornal, em 2016, só podem ser satisfatórias. Com dois recordes absolutos de audiência – o primeiro em março (+- 2.500 só num dia) e o outro em junho (3.100 também só num dia) -, o “Etc e Tal Jornal” conta à data com cerca de 190 mil visitas, atingindo, normalmente, aos dias 01, o seu pico de audiências, mas mais quando esses dias calham à semana. A média mensal de leitores, em 2016, foi de 15.800.

Portugal é, obviamente, o país do mundo onde mais se lê o nosso jornal (+-85%), seguindo-se o Brasil (+-5%), Europa (5%+-), Ásia (2,5%+-) e África (+-2,5%).

A esmagadora maioria dos leitores no estrangeiro, ou são da diáspora ou de países lusófonos (98%). Os outros dois por cento, são de leitores que não são portugueses, mas ao que sabemos (falta-nos só confirmação oficial) de pessoas que estão a aprender português, e utilizam o nosso jornal como uma das referências para essa aprendizagem. Os professores, neste caso, são portugueses.

Entretanto, saiba que a região portuguesa com mais leitores “EeT” é a da Área Metropolitana do Porto (+-40%), em segundo, o Centro-Norte – Galiza (+-30%), depois a Área Metropolitana de Lisboa (+-20%); e, por último, o Centro Sul e Ilhas (+-10%)

sete-aniversario

REDE REGIONAL DE INFORMAÇÃO

A descentralização informativa do jornal, ainda que o seu cariz regional se centre no Porto e Norte-Centro de Portugal e Galiza, foi um facto de somais importância em 2016, aumentando o número de autarquias na nossa Rede Regional de Informação, de 04 em 2015, para 09, no ano findo.

Esta Rede trata-.se da ligação direta das autarquias (na sua maioria, câmaras municipais) ao “Etc e Tal Jornal”, enviando as mesmas informações relativas a atividades a realizar (a publicar secção “Terra a Terra”), ou já realizadas (secção “Aconteceu”). A autarquia que bateu o recorde de notícias enviadas foi, de longe, Ponte de Lima, seguida de Valongo.

Para o efeito, não contamos com Ovar, uma vez que os trabalhos realizados são da autoria do nosso correspondente, José Lopes, e não concretamente oriundos da câmara ou freguesias do concelho.

Para 2017, a direção editorial do nosso jornal, aposta num aumento considerável de aderentes a esta Rede, estando prevista a adesão de autarquias como Bragança, Vila Real, Peso da Régua, Caminha, Amarante e Miranda do Douro.

sete-aniversario

EXCURSÕES

exc-barcelos-03

Por falar em “Terra a Terra”, não nos podemos esquecer de um êxito absoluto, de há três anos a esta parte, como é o da organização de excursões. Com uma média de 60 viajantes por passeio, as excursões do “EeT” são já uma referência para centenas de pessoas (a lista, no seu total, é de 279 excursionistas).

Os passeios são bimestrais – este mês, no dia 22, iremos a Coimbra, naquela que será a 15.ª excursão por nós realizada – tendo, desde 2014, os nossos companheiros de viagem visitado (como ponto central de paragem), as seguintes localidades: Santiago de Compostela (10jun14 e 12jun16), Ponte de Lima (14set14), Serra da Estrela (16nov14), Douro Vinhateiro-Régua (15fev15), Aldeia do Piódão (17mai15), Fátima (19jul15), Mirandela (27set15), Peniche-Óbidos (15nov15), Chaves (12fev16), Tomar (24abr16), Baião (14ago16), Bragança (25set16) e Barcelos (20nov16).

Estas iniciativas têm contado com o apoio logístico da Junta de Freguesia do Bonfim (Porto-Portugal) e da empresa de camionagem “AvintesTour”.

sete-aniversario

PERSONALIDADES 2016 / ETC E TAL

OpiniLogo

Oitenta por cento dos colaboradores do nosso jornal nomearam (por pontos: 1.º-3 pontos; 2.º-2 pontos; 3.º-1 ponto) as suas personalidades (portuguesa e estrangeira) de 2016.

Destaque para a disputa renhida para a eleição da personalidade portuguesa, e para a confortável vantagem obtida pelo vencedor na categoria de “personalidade estrangeira”. Eis os resultados…

PERSONALIDADE PORTUGUESA 2016

antonio-guterres-00

1.º ANTÓNIO GUTERRES (Secretário Geral da ONU)

20 pontos

2.º Marcelo Rebelo de Sousa (Presidente da República)

16

3.º Cristiano Ronaldo (Futebolista)

05

3.º Fernando Santos (Selecionador nacional)

05

5.º D. Manuel Clemente (Bispo de Lisboa)

02

5.º António Costa (Primeiro-ministro)

02

7.º Frederico Lourenço (Escritor – Prémio Pessoa 2016)

01

8.º Pedro Nuno Santos (Sec.Estado dos Assuntos Parlamentares)

01

9.º Catarina Martins (Coordenadora do Bloco de Esquerda)

01

10.º José Máximo (taxista)

01

 

PERSONALIDADE ESTRANGEIRA 2016

papa-francisco-00

 1.º PAPA FRANCISCO

22 pontos

2.º Barack Obama (Presidente dos Estados Unidos)

07

2.º Juan Manuel Santos (Presidente da Colômbia/Nobel da Paz)

07

4.º Bob Dylan (Músico/Nobel da Literatura 2016)

06

5.º Ban Kim-moon (Secretário-Geral das Nações Unidas)

04

6.º Bana Alabed

03

7.º Dalai Lama (Líder espiritual)

02

7.º Donald Trump (Candidato vencedor à Presidência dos EUA)

02

9.º Christine Lagarde (Presidente do FMI)

02

sete-aniversario

AGRADECIMENTOS NATALÍCIOS

OpiniLogo

O “Etc e Tal Jornal” agradece, entretanto, a todos os que, simpaticamente, nos enviaram os seus votos de Boas Festas. E não foram assim tão poucos, incluindo até (vejam só!) alguns dos nossos colaboradores, os quais desejaram um Bom Ano ao próprio jornal. A Direção Editorial ficou sensibilizada!

A todos um muito obrigado.

Eis a lista de pessoas, instituições, coletividades, empresas e autarquias, que nos enviaram os seus votos de Boas Festas, por ordem de chegada à redação:

Secretaria-Geral da Educação e Ciência

José Manuel Carvalho (Presidente da Junta de Freguesia do Bonfim)

Fernanda Ferreira

Luís Chambel

Amadeu Almeida

Mário Sousa

Maria Arminda Santos

António F. R. Moreira (pelouro Habitação da Câmara Municipal do Porto)

José Manuel Ribeiro (Presidente da Câmara Municipal de Valongo)

Câmara Municipal de Gondomar

– Câmara Municipal do Porto

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências (INSPSIC)

José Lopes

Maximina Girão Ribeiro

Patrícia Moreira

Ivo Ribeiro

Manuel Pizarro (vereador da Habitação da Câmara Municipal do Porto)

– “Aromáticas Vivas

Ernesto Santos (Presidente da Junta de Freguesia de Campanhã)

Fundação de Serralves

J. Paulo Coutinho

– “Fenther Compress

Avintes Tour

Junta de Freguesia de Fânzeres e S. Pedro da Cova

Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV)

– “Lugar do Desenho” – Fundação Júlio Resende

Teatro Nacional de S. Carlos

Câmara Municipal de Ponte de Lima

Galeria “Porto Oriental”

Seiva Trupe – Teatro Vivo

Teatro Nacional Dona Maria II

Coliseu do Porto

José Luís Montero

Centro Recreativo de Mafamude

FENPROF

CCO de Vila do Conde

Host TugaTech

Turismo do Porto e Norte de Portugal

OpiniLogo

 Texto: Manuel Moreira

Fotomontagem, fotos e arranjos gráficos: Pedro N Silva e Cátia Cruz

 01jan17

Partilhe:

1 Comment

  1. jose lopes

    Muitos parabéns a todos que tornam mensalmente possível este projeto com 7 ano!
    Para mim tem sido uma oportunidade de em parte retomar o prazer de escrever, depois de uma longa experiência e intensiva colaboração com a imprensa regional…
    Obrigado pela oportunidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.