Bem-vindos a 2017 e, obrigatoriamente, a janeiro. Parabéns, desde já, a quem faz anos este mês. Mês que tem algumas curiosidades, no que concerne a Dias Internacionais. Ou seja, há “datas” para todos os gostos, mas cuidado com uma, ou melhor, cuidado “com a língua” no dia 16.
Pois muito bem, a 16 de janeiro os apreciadores de pimenta na língua têm 24 horas só a eles dedicadas, trata-se do Dia Internacional da Comida Picante, o qual enaltecerá, por certo, a malagueta e outras coisas do género que, ao que parece, devem fazer muito bem ao estômago (?!). Bem, a verdade, é que, em muitas partes do mundo, a comida picante tem os seus indefetíveis adeptos, sendo, por essas bandas, figura de cartaz gastronómico de eleição.
É evidente que com comida picante juntam-se-lhe uns copitos, ou de cerveja, ou de vinho… uns copitos! Copitos esses que, em demasia, dão para muita coisa, entre as quais: rir. Ora, se é dos tais que gosta muito de rir – com copos ou sem eles –, pois também tem uma jornada a si dedicada: o Dia Internacional do Riso, que se celebra a 18 de janeiro.
É bom rir, mas, de preferência, sem copos à mistura. Rir é, à priori, sinal de alegria e, neste conturbado mundo, nada melhor que rir… chorar a rir. Por vezes, não é fácil, mas nesse dia, vamos todos fazer um esforçozinho para que se comemore a data ao mais alto nível.
E se fizer esse tal esforçozinho, não faltará quem lhe diga “obrigado”, se bem que esse “obrigado”, dia 18 de janeiro, já venha atrasado, é o que Dia Internacional do “Obrigado” celebra-se a 11. Esse é dos tais dias que devia ser comemorado durante todo o ano, já que a educação anda em falta em determinadas pessoas. Agradecer, mesmo a um desconhecido, é um dever cívico, mas tanto isso não é comum, que é preciso alertar as pessoas para essa postura, tendo mesmo que se criar um dia específico para dizer um simples, mas sempre bem recebido, “obrigado”.
Outro dia interessante, e porque muitas são os que já se esqueceram de o fazer – trocando-o pelo teclado de um computador ou de um tablet, é o da “Escrita à Mão”, que se comemora a 23 de janeiro.
E muitos foram os que escreveram à mão para lutarem pela liberdade. Ora, eis outro dia importante no calendário de janeiro, este a 23: o Dia Mundial da Liberdade, que, por certo, não se comemorará em muitos, mas muitos, países do mundo. É uma pena, mas é uma verdade!
A ter em conta: o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto (28 de janeiro).
Fique, então com as celebrações que decorrerão durante o mêss de janeiro:
01 – Dia de Ano Novo
04 – Dia Mundial do Braille
06 – Dia de Reis
06 – Epifania do Senhor
09 – Dia de S. Julião
11 – Dia Internacional do Obrigado
15 -. Dia Mundial do Compositor
15 – Dia de Santo Amaro
16 – Dia Internacional da Comida Picante
17 – Dia de Santo Antão
18 – Dia Internacional do Riso
21 – Dia Mundial da Religião
21 – Dia de Santa Inês
22 – Dia de S. Vicente
23 – Dia Mundial da Liberdade
26 – Dia de São Timóteo
27 – Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto
28 – Dia Internacional da Privacidade de Dados
31 – Dia Mundial do Mágico
Texto: JG
Fotos: Pesquisa Google
01jan17