Menu Fechar

Sistema Hormonal

Fernanda Ferreira

Este tema é muito complexo porque envolve todo o nosso organismo e um micrograma poderá fazer toda a diferença entre saúde ou doença e foi este o motivo que me fez falar sobre ele.

Hormonas são substâncias químicas produzidas pelas glândulas e que comunicam quimicamente, muito melhor do que qualquer complexo e inteligente sistema de telecomunicações.

O Sistema Hormonal é composto pelo hipotálamo, que faz parte do nosso sistema nervoso Central mas desempenha um importante papel na produção hormonal, pelas glândulas de secreção interna, que produzem substâncias diretamente para o sangue, chamadas glândulas endócrinas, pelas glândulas de secreção externa, que segregam substâncias para fora ou para uma cavidade do corpo, as chamadas exócrinas, e as glândulas mistas.

Vou começar por falar das exócrinas, porque têm funções muito mais simples de explicar.

glandulas-exocrinas

1.Glândulas exócrinas

As Glândulas lacrimais produzem lágrimas, que são importantes pela remoção de todas as partículas e coisas que se depositam sobre a córnea ocular (pó, pólenes, pestanas, …) e humedecer o olho evitando que se formem úlceras de córnea por secura ocular.

As salivares produzem saliva que além de facilitar a mastigação por humedecer os alimentos, tem uma ação importante na formação do bolo alimentar. Este é um tipo de papa que formada pelos alimentos mastigados e que, misturados com a saliva, sofrem uma primeira transformação química do processo digestivo.

É devido a isso que quem quase não mastiga a comida, além de estar a enviar alimentos grandes e não triturados para o estômago, também não envia esse bolo alimentar, dificultando o processo de transformação de alimentos para adequada digestão e absorção dos alimentos.

Glândulas mucosas produzem muco, substância viscosa que mantem o revestimento interno protegendo-o. Revestem toda a cavidade nasal, seios peri nasais e todo o aparelho respiratório, boca e todo o aparelho digestivo, olhos, bexiga, útero e todas as cavidades do corpo que têm contato com o meio externo.

As sudoríparas produzem suor, responsável pela manutenção do equilíbrio da temperatura corporal. O suor reduz a temperatura do corpo quando estamos com calor ou com febre.

As sebáceas produzem a gordura que protege toda a nossa pele, que é o maior órgão do nosso corpo e que tão descuidamos.

As biliares segregam o suco biliar que é retido na vesícula biliar para ser libertado quando necessário, para auxiliar a digestão, essencialmente das gorduras.

No estômago e no intestino as glândulas segregam enzimas que interferem no processo de alterações químicas nos alimentos tornando-os capazes de ser absorvidos, assim como o pâncreas, que é uma glândula mista que, como glândula exócrina, também segrega enzimas digestivas.

As glândulas mamárias produzem o leite que é responsável pela transmissão das defesas imunológicas dos bebés e pela sua alimentação nos primeiros meses de vida.

hipotalamo

Hipotálamo

Não sendo glândula mas parte integrante do nosso sistema nervoso central, é a peça chave responsável pela secreção das hormonas que informam a hipófise quais as hormonas que estão com níveis sanguíneos demasiado baixos ou elevados, fazendo com que a hipófise interfira hormonalmente nas outras glândulas para que aumentem ou diminuam as suas produções.

As hormonas que produz são libertadoras/inibidoras das tiroideias, da prolactina, a Dopamina, as do crescimento, as sexuais, as das supre renais.

glandula-endocrinas

2.Glândulas Endócrinas

Estas são de grande importância para a saúde do nosso organismo e o seu mau funcionamento provoca doenças complicadas porque interferem no equilíbrio de todo o organismo.

A Pineal está relacionada com produção de melatonina e dimetiltriptamina, pelo que interfere nos ciclos do sono e também pode regular o início da puberdade e os ciclos reprodutivos.

Hipófise ou pituitária, é a glândula mais importante porque dela depende o bom funcionamento das todas as outras glândulas.

Ela liberta hormonas que vão avisar as outras glândulas que o nível sanguíneo das hormonas que produzem está baixo e que a produção tem de ser aumentada.

Está dividida em duas regiões: a posterior ou neuro hipófise e a anterior que se chama adeno hipófise.

-Na neuro hipófise estão armazenadas a hormona anti diurética, ADH, que controla a excreção hídrica (água) e a tensão arterial e a Ocitocina provoca as contrações uterinas durante o parto e a estimulação das glândulas mamárias provocando a produção de leite.

-A adeno hipófise segrega a Hormona do Crescimento (GH) que, como o nome indica, é responsável pelo crescimento celular e do nosso crescimento em altura, a TSH, a ACTH LH e FSH  e a Prolactina que vai estimular a produção de leite.

Nos ovários FSH provoca o crescimento e amadurecimento dos folículos que dão origem aos óvulos e o LH estimula a ovulação, na mulher, e no homem atua sobre os testículos estimulando a produção de Testosterona.

Atua sobre as glândulas paratiroides para produzirem PTH, paratormona, que tem um papel importante na regulação da concentração de cálcio no organismo.

Tiroide
Tiroide

A TSH que produzida vai atuar na tiroide para que segregue as hormonas tiroideias tiroxina (T4) e tiroxina (T3), que interferem na absorção de Iodo e são responsáveis pelo regulamento do metabolismo celular acelerando-o ou lenificando-o consoante haja maior ou menor produção hormonal

As Suprarrenais, como o nome indica, estão situadas na parte superior dos rins e têm duas partes; a medula que produz Adrenalina, Noradrenalina, dopamina e Encefalina, e o córtex que produz os glucocorticoides, especialmente o Cortisol, os minerais corticoides, especialmente a Aldosterona, e os androgénios.

cortisol

O Cortisol, é um imunossupressor, um anti-inflamatório, interfere na acumulação de tecido gordo e o seu aumento pode levar ao aparecimento da diabetes; a Aldosterona faz a nível renal, o controle da tensão arterial, reabsorvendo sódio retém água e sobe a tensão arterial e o volume sanguíneo o que provoca aumentando do potássio no rim e excreção de líquidos.

-A parte intermédia da hipófise segrega MSH, que estimula os melanócitos produzindo melanina que dá cor à pele e cabelo

A tiroide além das hormonas tiroideias também produz Calcitonina que inibe a perda de Cálcio dos ossos.

Há muitas mais hormonas: as relacionadas com a regulação da tensão arterial e que são produzidas no fígado e rins, as que regulam a coagulação e são produzidas no fígado e rins, a eritropoietina que estimula a produção de glóbulos vermelhos e é produzida nos rins, as enzimas digestivas produzidas no estômago, duodeno, pâncreas e intestinos, a insulina e glucagon que regulam os metabolismos da glicose (o nosso açúcar orgânico), segregados no pâncreas. Haveria mais a falar mas iria tornar este assunto ainda mais complexo, pelo que optei por não o fazer.

Podem ter achado um tema maçador e sem algum interessa exceto para pessoas ligadas à saúde, mas a minha ideia foi transmitir-vos a grande importância de manter o equilíbrio hormonal pelos graves efeitos que os desvios hormonais podem ter no organismo.

Espero de algum modo ter-vos sido útil e despeço-me cumprimentando todos aqueles que teimam em continuar a gostar de ler o que escrevo.

Quero enviar as minhas saudações e expressar-vos os meus votos de um Bom 2017!

Fotos: Pesquisa Google

01jan17

 

 

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.