Menu Fechar

Gratidão – o bem que sabe e o bem que faz…

Patrícia Moreira

Sinal de amadurecimento psicológico, o simples hábito de agradecer pode transformar a vida. Com a ação da gratidão ativamos o sistema de recompensa do cérebro através da libertação do neurotransmissor chamado dopamina, aumentando a sensação de prazer.

Com a prática da gratidão a glândula pituitária estimula o hipotálamo a produzir e libertar a ocitocina (popularmente conhecida como a hormona do amor) na corrente sanguínea. Com a produção e libertação desta hormona acontece a redução de ansiedade, medos, angústias e sentimento de raiva, estimulando a tranquilidade e o afeto, ou seja, é proporcionado bem-estar físico e psicológico. As pesquisas mostram que as pessoas que praticam diariamente a gratidão são mais otimistas, percecionando o mundo que as rodeia de uma forma positiva, tirando mais partido das relações interpessoais.

gratidao

Pessoas que agradecem o que a vida lhes oferece reclamam menos e fazem melhor uso dos seus instintos. É sabido que tudo aquilo em que concentramos a nossa atenção se expande, então facilmente chegamos à conclusão que praticar a gratidão compensa. Estudos recentes mostram que pensar positivo aumenta em cerca de 7 anos a longevidade.

Exemplo de hábito de gratidão:

– De manhã ao acordar anotar numa folha ou até num caderno 10 itens de hoje pelo qual se é grato.

– Ao deitar lembrar-se da melhor coisa que lhe aconteceu durante o dia e dizer interiormente 3 vezes: obrigado, obrigado, obrigado.

– Agradecer por todas as pessoas que cruzam consigo durante o dia e pela oportunidade que teve em contribuir para o bem-estar delas.

Obrigada pela sua leitura!

01fev17

Partilhe:

1 Comment

  1. Maria de Fátima Brandão

    Esta é uma realidade à qual não se pode fugir, mas que muitas vezes é complicado sermos sp. optimistas e não reclamar, tb. é uma realidade, à qual neste momento não consigo contornar.
    Grata sou sp. a gratidão consola nos a alma!
    Gratidão pela dica e um bj. no <3

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.