Menu Fechar

Sabia que os gatos podem ter uma memória tão boa como a dos… cães?!

Esta notícia destina-se, principalmente, a quem adotou gatos ou, mesmo não os tendo adotado, gosta muito deles. E a notícia, por acaso, até é boa.

Saiba que cientistas japoneses, que fizeram um estudo com 49 gatos domésticos, afirmam, depois de obtidos os resultados, que os bichanos são tão bons nos testes de memória como os… cães. Ou seja, os gatos podem ser tão inteligentes quanto os seus “inimigos de estimação”.

O estudo, publicado na revista “Behavioural Processes”, debruçou-se sobre a memória episódica dos animais, ou seja, os investigadores testaram a capacidade dos gatos de perceberem de que tigela tinham comido, entre quatro – duas com comida, uma vazia e uma com um objeto não comestível, isto com 15 minutos de intervalo.

Os cientistas descobriram, então, que o comportamento dos gatos indicava que conseguiam lembrar-se da informação “armazenada” sobre as tigelas – lembravam-se de “o quê” e “onde”-, uma indicação de que têm memória episódica e até por períodos mais longo do que os testados inicialmente.

Outros estudam já mostram que os cães parecem ter memórias ligadas a alguns espaços e alturas específicas. A mesma equipa já tinha feito este tipo de testes a caninos, com os mesmos resultados.

Foto: Pesquisa Google

01fev17

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.