A CP – Comboios de Portugal apresentou, na manhã do passado dia 24 de março, na Estação de Santa Apolónia (Lisboa), o primeiro Alfa Pendular renovado, batizado com o nome do cineasta Manoel de Oliveira, numa cerimónia que contou com a presença do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.
Moderno e extremamente confortável (“com ar” de TGV e ao gosto dos clientes), o novo Alfa é o primeiro de dez comboios do género, os quais serão submetidos a idêntica operação de remodelação ao longo dos próximos dois anos, prevendo a CP, que a conclusão total da renovação da frota esteja concluída até ao final de 2019, num investimento total de 18 milhões de euros.
Este projeto envolve 10 empresas e tem – um dado a salientar – 90 por cento de mão-de-obra portuguesa. Do antigo comboio restam somente o motor, as rodas de ferro e a estrutura.
A “Alma Design” foi a empresa responsável pelo design, tentando responder, de forma cabal, aos desafios das novas tecnologias. De realçar o facto que a remodelação deste Alfa demorou cerca de um ano, mas os que se seguem só estarão três meses nas oficinas do Entroncamento.
O CPA 4009 (designação técnica) “Manoel de Oliveira”, já se encontra a circular, tendo efetuado a sua primeira viagem comercial, no próprio dia em que foi apresentado, entre Lisboa-Santa Apolónia e a cidade de Braga.
De recordar que os Alfa Pendular entraram ao serviço em 1999, e, desde então, as dez unidades desta frota já transportaram, no seu conjunto, mais de 26 milhões de clientes e percorreram mais de 45 milhões de quilómetros.
Texto: JG/CP
Fotos: CP
01abr17
MUITO BONITO, ESTOU DESEJOSO DE VIAJAR NELE