João Semedo é o candidato do Bloco de Esquerda (BE) à presidência da Câmara Municipal do Porto, depois da aprovação do seu nome, em reunião da Concelhia bloquista, realizada no passado dia 03 de março. Já para a presidência da Assembleia Municipal, o nome escolhido foi o de João Teixeira Lopes.
Semedo, médico, de 65 anos, ex-deputado à Assembleia da República (2006-2015), e ex-coordenador do BE (2012-2014), com Catarina Martins, junta-se na “corrida eleitoral” às candidaturas de Rui Moreira (independente) – apoiado pelo PS e CDS-PP -, Álvaro Santos Almeida (PSD) e Ilda Figueiredo (CDU)..
A eleição de um vereador será, por certo, o principal objetivo da candidatura bloquista, depois de em 2013 (nas passadas eleições autárquicas para a Câmara Municipal do Porto) não ter conseguido, com José Soeiro a cabeça-de-lista, mais de 3,6 por cento (4166 votos), contra 4,9 pontos percentuais registados em 2009.
Relativamente a João Teixeira Lopes, professor catedrático, diretor do Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, presidente da Associação Portuguesa de Psicologia, candidato pelo BE à presidência da câmara Municipal do Porto em 2005 e 2009 e ex-deputado à Assembleia da República, disputará a presidência da Assembleia Municipal, para a qual o BE conquista, tradicionalmente, mais votos do que acontece para a Câmara.
Texto: EeT
Fotos: Pesquisa Google
01abr17
