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Ovar: “Miúdos a votos” promove a leitura e exercício de cidadania em meio escolar

O ano letivo de 2016/17 que agora termina o segundo período escolar, beneficiou entretanto de mais um projeto nacional de promoção da leitura e incentivo ao exercício de cidadania através de uma iniciativa inédita, designada “Miúdos a votos”, com organização da Rede de Bibliotecas Escolares e a Visão Júnior, que visa a preparação e participação dos alunos num processo eleitoral para votarem num dos seus livros preferidos.

Depois de diferentes fases, de que resultaram candidaturas de livros apresentadas e defendidas com debates e campanhas eleitorais imaginativas, assumidas pelos alunos proponentes em cada um dos três ciclos do ensino básico (1.º, 2.º e 3.º ciclo). O processo que teve as mais variadas dinâmicas de atividades nas escolas em torno do incentivo à leitura e à participação cívica, terminou num ato eleitoral, cuja votação final nacional, teve lugar no dia 17 de março em cada escola que aderiu ao projeto.

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Com o resultado destas eleições, em que será apurada a lista dos livros que as crianças e jovens portugueses mais apreciam, segundo o ciclo de ensino que frequentam, a ser conhecido em abril, no âmbito do Dia Mundial do Livro. Este indicador dos livros mais votados é aguardado com expectativa em cada escola envolvida nesta iniciativa, para saber se os livros entretanto escolhidos pelos seus alunos, fazem parte ou não do leque de livros eleitos a nível do país.

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Numa das comunidades escolares do Agrupamento de Escolas de Ovar como é o caso da escola básica (2.º ciclo) António Dias Simões, em que, através da dinamização da sua Biblioteca Escolar se trabalhou pedagogicamente na motivação e envolvimento dos alunos nas diferentes fases deste processo eleitoral, que mereceu a colaboração de docentes e não docentes e que resultou na ida às urnas de seis livros candidatos.

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Registou-se uma expressiva votação, já que dos 498 eleitores inscritos, votaram 435, uma percentagem de 88%. O livro mais votado nesta escola de 5.º e 6.º ano, foi o título, “O Dragão” de Luísa Ducla Soares, proposto pelos alunos da turma 5.º G (Marta Valente, Tomás Acabou, Catarina Barreto e Iris Oliveira), que obteve o 1.º lugar com 198 votos.

Seguiram-se no apuramento dos resultados eleitorais, “Rimas Perfeitas, Imperfeitas e Mais-que-Perfeitas” de Alice Vieira, “Harry Potter e a Pedra Filosofal” de J. K. Rowling, “Ulisses” de Maria Alberta Meneres e da autora Sophia de Mello Breyner Andresen, “A Fada Oriana” e “O Rapaz de Bonze”.

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Nesta experiência em meio escolar, de sensibilização e motivação para a leitura e o gosto pelos livros, o projeto “Miúdos a votos” introduziu simultaneamente a componente do exercício de cidadania nos alunos, através de um modelo de eleição dos livros que mais gostaram, em que o desafio passou por realizar um processo semelhante ao de umas eleições politicas.

A defesa e promoção das candidaturas dos livros, por grupos de alunos ou em nome individual, passou tanto pelo contato com as turmas em sala de aula, como sessões de esclarecimento, cartazes e adereços produzidos pelos alunos, como materiais de campanha promocionais das respetivas candidaturas em disputa.

A iniciativa que pretendeu dar voz às crianças e jovens portugueses, que reconhecidamente são pouco auscultados em processos de decisão que lhes dizem diretamente respeito, propondo-se ajudar a formar cidadãos de pleno direito. Contou com o apoio da Comissão Nacional de Eleições, da Direção-Geral da Educação, do Plano Nacional de Leitura e da Pordata.

Texto e fotos: José Lopes (*)

(*) Correspondente “Etc e Tal Jornal) em Ovar – Aveiro

01abr17

 

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