– TELEVISÕES DEDICARAM MAIS MIL HORAS DE EMISSÃO A MARCELO REBELO DE SOUSA
– DIFERENÇA EM RELAÇÃO A CAVACO É AVASSALADORA
Fez no passado dia nove de março, um ano que Marcelo Rebelo de Sousa tomou posse como Presidente da República. Desde essa data, não passou um único dia sem que o Chefe de Estado tenha estado presente nos órgãos de comunicação social portugueses. De acordo com um estudo da Cision, ao longo deste período foram editadas 118.247 notícias com referências ao 20.º Presidente de Portugal.
Foi na televisão que Marcelo teve mais espaço mediático. No primeiro ano de mandato, o “Presidente dos afetos” gerou um total de 1.060 horas de emissão nas estações televisivas (o equivalente a mais de 44 dias). Na rádio, os números são mais modestos, mas não deixam de ser impressionantes, com as emissoras a dedicarem mais de 208 horas de programação ao sucessor de cavaco Silva na Presidência da República.
Foi, contudo, na imprensa que Marcelo Rebelo de Sousa foi mais omnipresente: o Chefe de Estado foi mencionado num total de 18.342 artigos e não houve um só dia ao longo deste ano em que não tenha estado presente nas páginas dos jornais e revistas portuguesas. Na televisão, o Presidente não surgiu no ecrã em apenas sete dias, ao passo que, na rádio, a sua voz não foi ouvida em 37 dias.
Também na Internet a presença de Marcelo Rebelo de Sousa foi uma constante. Só em Portugal foram publicadas 52.280 peças informativas em que o seu nome foi mencionado. E não foi só por cá que Marcelo deu que falar. No estrangeiro, nos sites noticiosos internacionais monitorizados pela Cision, foram detetados quase 20 mil artigos (19.733, em concreto) com referências ao Chefe de estado Português.
Para se ter uma noção das diferenças entre Marcelo Rebelo de Sousa e o seu antecessor no que à comunicação social diz respeito, a Cision decidiu comparar os dados do atual Presidente com os de cavaco Silva no primeiro ano do seu segundo mandato (iniciado a 09 de março de 2011). Os números são esclarecedores: Cavaco teve direito a pouco mais de 580 horas de emissão na televisão – cerca de metade de Marcelo – e 138 horas na rádio. Na imprensa e nos meios online, a margem que separa os dois é menor, já que o nome do anterior Chefe de Estado foi citado em 14.499 notícias publicadas em jornais e revistas e 47.655 artigos na Internet.
O objeto de análise deste estudo realizado pela Cision – empresa líder global em serviços de software de pesquisa, monotorização e análise de media – são todas as notícias mencionando Marcelo Rebelo de Sousa, veiculadas no espaço editorial português e internacional. O estudo incide sobre o período decorrido entre os dias 9 de Março de 2016, data da tomada de posse de Marcelo Rebelo de Sousa como Presidente da República, e 6 de Março de 2017.
Em números
Imprensa (Portugal) – 18.342 artigos
TV (Portugal) – 39.940 artigos
Internet (Portugal) – 52.280 artigos
Total (Portugal) – 118.247 artigos
Horas TV (Portugal) – 1.060 horas (44 dias e 3 horas)
Horas Rádio (Portugal) – 208 horas (8 dias e 15 horas)
Internacional – 19.733 artigos
Texto e foto; Cision / EeT
01abr17