– Quatro drones participam no espetáculo pirotécnico (03 de junho)
– Festas decorrem até 11 de junho
Os anos e os séculos passam e a romaria do Senhor de Matosinhos não para de crescer. O programa das Festas da Cidade de Matosinhos arrancou já no passado dia 12 de maio, para um mês inteiro de animação que ficará marcado pelo grandioso espetáculo pirotécnico agendado para o dia maior da festa, sábado, 3 de junho.
O monumental fogo-de-artifício do Senhor de Matosinhos contará este ano com novidades: pela primeira vez em Portugal, o espetáculo vai incluir quatro drones que largarão uma torrente de fogo prateado, somando-se aos restantes efeitos pirotécnicos para produzir um momento único e inesquecível.
As novidades não ficam por aqui: as tradicionais iluminações da romaria vão beneficiar da tecnologia LED, produzindo uma decoração noturna em constante movimento e mutação, a qual, este ano, será alargada ao espaço fronteiro dos paços do concelho e à Rua Alfredo Cunha, onde haverá também uma nova entrada para a área das diversões mecânicas.
Com um orçamento de 250 mil euros, as Festas da Cidade de Matosinhos contam com um programa diversificado e que dá resposta aos gostos mais variados, passando pelo fado e pelas tunas, pelo folclore e pela música popular, pelo hip-hop e pelo rock clássico, entre outros.
Não faltarão também a feira de artesanato e a secular Feira da Louça, os comes-e-bebes e as diversões, as tardes dançantes e o espetáculo do Fogo de Bonecos, único em Portugal, regressando este ano a tradição do encontro de coros.
O sempre aguardado concerto de José Cid está marcado para as 22 horas de 1 de junho, seguindo-se, no dia 2, os ritmos mais urbanos de Jimmy P..
No feriado municipal, 6 de junho, haverá a eucaristia solene da festa, presidida pelo bispo auxiliar do Porto, D. António Azevedo. A tradicional procissão do Senhor de Matosinhos está marcada para domingo, 4 de junho, pelas 16 horas.
Texto: Jorge Marmelo (CMM) / EeT
Fotos: Pesquisa Google (CMM)
01jun17