A apresentação da 40.ª edição Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI) realizada no passado dia 9 de maio de 2017, no Auditório Isabel Alves Costa do Teatro Municipal do Porto – Rivoli contou com a presença de Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, Gonçalo Amorim, diretor artístico do FITEI, Tiago Guedes, diretor do Teatro Municipal do Porto Rivoli/Campo Alegre, Nuno Carinhas, diretor artístico do Teatro Nacional de São João (TNSJ) e alguns dos artistas que vão apresentar espetáculos no festival.
O FITEI acontece entre 1 e 17 de junho de 2017 nas cidades do Porto, Matosinhos, Viana do Castelo e Felgueiras, que este ano acolherá também um espetáculo.
No ano em que o FITEI celebra o quadragésimo aniversário e porque “a vida começa aos 40”, a evocação da Memória e Comunidade é o tema e o fio condutor do mais antigo festival de artes performativas do País e que nestes 40 anos conseguiu mostrar o que de mais relevante se foi fazendo sobre teatro em Portugal e no espaço Ibero-Americano.
“Quisemos ir à procura dos artistas de referência que se têm ocupado no teatro contemporâneo dos temas da memória e da pós-memória. O Festival contará com dois nomes que são referências mundiais: a argentina Lola Arias e a portuguesa Joana Craveiro. Queríamos celebrar estes 40 anos, olhando para trás, para a história contemporânea, articulando arte com política”, revela Gonçalo Amorim, diretor artístico do FTEI.
Dezanove espetáculos
O FITEI 2017 será feito de 19 espetáculos oriundos de Portugal, Argentina, Chile e Espanha, debates, conversas pós-espetáculo e workshops da rubrica “Isto não é uma escola Fitei!” dirigidos à comunidade artística e escolar da região e que promete marcar a vida cultural da cidade, masterclasses, exposições, seminários e um livro comemorativo.

O espetáculo de abertura do FITEI é Macbeth com encenação e dramaturgia de Nuno Carinhas e que estará em cena de 1 a 17 de junho, no Teatro Nacional São João (TNSJ). Para o encerramento do 40.º FITEI, o Auditório Manoel de Oliveira do Rivoli receberá em palco dia 17 de junho, pelas 21h30, Bacantes – Prelúdio para uma purga de Marlene Monteiro Freitas. Pelo Teatro Carlos Alberto (TeCA) passa ainda nos dias 8 e 9 de junho, às 21h00, o espetáculo Campo Minado da encenadora argentina Lola Arias é uma estreia nacional em parceria com a Culturgest. O festival acolhe também, no TeCA, Inferno de João Brites a 15 e 16 de junho, às 21h00 e repete dia 17 de junho pelas 19h00.
Destaque ainda para a estreia nacional de Pájaro da chilena Trinidad González em parceria com o Teatro Maria Matos e para Filhos do Retorno de Joana Craveiro que estará em palco, nos dias 9 e 10 de junho, no Teatro Municipal Campo Alegre.


Para Gonçalo Amorim há ainda a destacar da programação nacional “a seleção de excelência, com diversas gerações e abordagens: João Brites (o bando) e Nuno Carinhas; Tiago Rodrigues, Joana Craveiro (vestido) e Marlene Monteiro Freitas; Erva Daninha, Hugo Cruz e João Garcia Miguel”. Referência ainda para os encenadores Marta Freitas, Luísa Pinto e Nuno Meireles que vão encenar as escolas do Porto no FITEI.
Ao FITEI 2017 chegam grandes nomes internacionais e de grande qualidade como Lola Arias e Fernando Rubio da Argentina; Trinidad González e António Altamirano do Chile; Pablo Fidalgo e Marta Pazos (voadora) de Espanha.
Workshops
Em paralelo ao programa decorrerão três Workshops designado Isto não é uma Escola Fitei com Ana Bigotte Vieira, Lola Arias e Joana Craveiro que trabalharão a partir de arquivos e documentos. Também três críticos internacionais levar-nos-ão pelo conjunto de workshops do teatro e da política. João Brites dará uma masterclasse moderada por Isabel Barros.
O FITEI apresentará ainda a edição de um livro que será um “álbum comemorativo, com uma seleção comentada de fotos de alguns dos mais impactantes espetáculos que foram passando pelo Porto nestas quarenta edições do Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica”, destaca Gonçalo Amorim. A edição do livro será coordenada por Jorge Louraço Figueira.
Para o dia de abertura do FITEI (1 de junho às 18 horas) está previsto um encontro, na Cooperativa Árvore, entre as várias gerações do Festival, os parceiros e os amigos do FITEI. A festa de encerramento acontecerá dia 17 de junho, pelas 23 horas, no Café Au Lait, com um concerto de Alvaro Peña Rojas e DJ set de Kamixlo.
Estimativa de factos e números do 40.º FITEI
40 nomes na Comissão de Honra
51 cooperantes FITEI
43 parceiros
18 pessoas na equipa
17 dias de FITEI
320 participantes
19 espetáculos / SELEÇÃO 40
01 concerto
04 países (Portugal, Espanha, Argentina e Chile)
04 cidades (Porto, Matosinhos, Viana do Castelo e Felgueiras)
15 estruturas de criação
01 livro FITEI (2 lançamentos de livros)
01 masterclasse
08 atividades FITEI ABERTO (3 workshops com criadores e 3 workshops com críticos internacionais)
08 atividades ISTO NÃO É UMA ESCOLA FITEI
03 atividades O FITEI E AS ESCOLAS DO PORTO
21 locais acolhem o FITEI
Texto e fotos: FITEI Press/ EeT
01jun17