Menu Fechar

Red Bull Air Race: NA ÉPOCA MAIS COMPETITIVA DE SEMPRE…O JAPÃO É O DESTINO QUE SE SEGUE

Cumpridas duas das oito etapas do calendário, há já quem aponte esta como uma das épocas mais competitivas de sempre da história da Red Bull Air Race World Championship. A incrível rotação dos pilotos nos lugares cimeiros veio mostrar isso, num delicado equilíbrio onde parece que a vitória está ao alcance de qualquer um.

O Japão recebe, no fim-de-semana de 3 e 4 de junho, a terceira etapa deste ano da Red Bull Air Race World Championship. É a terceira vez consecutiva que a praia de Makuhari recebe a competição, mantendo um formato comum às duas primeiras paragens do calendário; os aviões vão evoluir sobre a água, como de resto acontecerá no regresso ao Porto, em setembro próximo.

No ano passado, o público local entrou em delírio quando o piloto japonês Yoshihide Muroya alcançou uma vitória histórica em casa. Para a próxima corrida há uma enorme expectativa, tendo em conta que nenhum piloto se conseguiu ainda assumir como favorito.

red bull 01 - jun17

Com o mais longo traçado do campeonato, uma nova configuração que implica também novos desafios, a que se juntam os ventos imprevisíveis da baía de Tóquio, a corrida de Chiba exige potência, precisão e fortes prestações. O entusiasmo do público promete crescer de tom com a presença de Muroya, que estará aos comandos do avião com o número 31.

A vitória em 2016, a primeira que alcançou, projetou o piloto baseado em Fukushima para o estatuto de estrela. A segunda vitória da sua carreira aconteceu há apenas algumas semanas, na segunda etapa de 2017, quando o piloto japonês subiu ao lugar mais alto do pódio em San Diego, EUA, depois de uma Final 4 muito disputada que incluiu o atual Campeão do Mundo, Matthias Dolderer (GER).

red bull 02 - jun17

Muroya ocupa pela primeira vez o terceiro lugar da classificação geral do Campeonato do Mundo, numa altura em que procura dois feitos inéditos, alcançar duas vitórias consecutivas na mesma época e ainda revalidar o domínio em casa.

Há apenas um ponto de diferença entre o japonês e o sempre confiante Dolderer, que ocupa o segundo lugar. Relativamente ao líder atual, Martin Šonka (CZE), que venceu a corrida inaugural em Abu Dhabi, Muroya está a seis pontos. Com seis corridas por disputar, está ainda tudo em aberto, fazendo de Chiba uma etapa com potencial de viragem.

red bull 03 - jun17

Toda a ação em Chiba é transmitida em direto na Red Bull TV, a partir das 8 horas dos dias 3 e 4 de junho em https://www.redbull.tv/live/AP-1Q6TYQ7651W11/red-bull-air-race.

A época de 2017 da Red Bull Air Race World Championship é composta por 8 corridas, regressando a Portugal nos dias 2 e 3 de setembro.

RED BULL AIR RACE 2017

CALENDÁRIO
Japão Chiba | 3 e 4 junho

Hungria Budapeste | 1 e 2 julho
Rússia Kazan | 22 e 23 julho
Portugal Porto | 2 e 3 setembro

Alemanha Lausitzring | 16 e 17 setembro
Estados Unidos da América Indianápolis | 14 e 15 outubro

CLASSIFICAÇÕES APÓS 2 ETAPAS

MASTER CLASS

1.º Martin Sonka        República Checa        21 PONTOS

2.º Matthias Dolderer         Alemanha           16 PTS

3.º Yoshihide Muroya        Japão                 15 PTS

4.º Juan Velarde        Espanha             12 PTS

5.º Peter Podlunsek  Eslovénia           12 PTS

6.º Pete McLeod        Canadá              10 PTS

7.º Nicolas Ivanoff     França                10 PTS

8.º Michael Goulian  EUA           08 PTS

9.º Kirby Chambliss  EUA           07 PTS

10.º Petr Kopfstein    CZE           05 PTS

CHALLENGER CLASS

1.º Florian Berger      Alemanha           18 PONTOS

2.º Daniel Ryfa  Suécia                10 PTS

3.º Kevin Coleman    EUA           10 PTS

4.º Luke Czepiela      POL           06 PTS

5.º Mélanie Astles     França                06 PTS

6.º Daniel Genevey   Hungria               04 PTS

PILOTOS

MASTER CLASS

Cristian Bolton Chile

Mikael Brageot França

Kirby Chambliss       Estados Unidos da América

Matthias Dolderer     Alemanha

Michael Goulian        Estados Unidos da América

Matt Hall   Austrália

Nicolas Ivanoff França

Petr Kopfstein  República Checa

François Le Vot  França

Pete McLeod    Canadá

Yoshihide Moroya    Japão

Peter Podlunsek       Eslovénia

Martin Sonka    República Checa

Juan Velarde    Espanha

CHALLENGER CLASS

Mélanie Astles França

Florian Berger  Alemanha

Kenny Chiang  China

Kevin Coleman Estados Unidos da América

Luke Czepiela  Polónia

Daniel Genevey         Hungria

Ben Murphy      Reino Unido

Daniel Ryfa       Suécia

Baptiste Vignes         França

Texto e fotos: Red Bull FreeLance / EeT

01jun17

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.