Menu Fechar

S. JOÃO DO PORTO JÁ REPENICA! A FESTA DO POVO ESTÁ PRONTA PARA SAIR À RUA…

O S. João do Porto, versão 2017, já está aí! Os festejos, este ano, começaram mais cedo (25mai17), prolongam-se até ao dia 25 de junho, e custam à Câmara Municipal do Porto… 25 mil euros. Escusado será dizer, até porque está no ADN da festa, que a animação voltará a reinar nas avenidas, ruas e bairros da Invicta, com especial destaque para a noite de 23 para 24 de junho, onde a música terá papel de relevo no cartaz, com a atuação, entre outros, dos GNR, assim como o sempre esperado fogo-de-artificio.

sjoao 17 - apresentacao

Mas há mais, muito mais, neste S. João do Porto 2017, apresentado, no passado dia 16, no Miradouro da Sé, na presença, como não podia deixar de ser, do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, ladeado, entre outros, por Nuno Lemos (administrador executivo da Porto Lazer) e Rui Reininho, sob o olhar atento de dezenas de convidados, entre presidentes de juntas de freguesia e outras personalidades bem conhecidas da cidade e intimamente ligadas aos festejos sanjoaninos.

Nuno Lemos
Nuno Lemos

Uma Festa de Todos Para Todos” é, por assim dizer, o lema dos festejos deste ano, para os quais, como referiu Nuno Lemos, “toda a cidade está convocada”, realçando o facto de esta ser “uma das maiores festas de rua da Europa”.

Festas que já se iniciaram no passado dia 25 de maio, se bem que o lamiré tenha sido dado, precisamente no dia da apresentação do programa, com a oferta de bifanas, sardinhas assadas, caldo verde, manjericos e autocolantes alusivos ao evento, às centenas de populares presentes no Miradouro da Sé.

rui moreira - sjoao

“O S. João do Porto tem de ser uma festa popular. Tem de subir ao povo”, disse Rui Moreira, que salientou o “trabalho que foi desenvolvido pela Porto Lazer, assim como por todos os que direta ou indiretamente estão ligados aos festejos”. De acordo com o autarca, que também vai “andar por aí” na noitada de S. João, “tentamos espalhar as iniciativas, integradas neste programa, por toda a cidade”, tendo para isso, e muito mais, desembolsado a Câmara Municipal do Porto “25 mil euros”, com os patrocinadores a “suportarem” o resto das despesas.

À espera de um “mar de gente”

rui reininho - sjao

Figura do cartaz musical do S. João do Porto 2017, Rui Reininho, vocalista dos GNR, assumidamente tripeiro e “portista” como, por diversas vezes fez questão de frisar – por certo para tristeza de adeptos de outros clubes da cidade, com destaque para o Boavista -, espera que o “S. João chegue a todas as pessoas. Vamos ter de certeza um mar de gente”. Reininho e convidados vão atuar no palco instalado na Avenida dos Aliados, na noitada sanjoanina (24 de junho).

marta ren - cantora

Uma das surpresas, também em termos musicais, será a atuação de Marta Ren, uma artista assumidamente portuense. “Estou orgulhosa pelo convite, e pelo facto de poder passar o S. João na minha cidade. Estou emocionada por ter sido escolhida para o concerto das mulheres do Porto, juntamente com os Clã”, disse.

rui moreira e nuno lemos

sjoao 17 - apresentacao 01

Da Cascata Comunitária ao “Porto Beer Fest”

Considerada uma “festa única, numa cidade única”, o S. João do Porto 2017 tem um vasto programa de atividades a ser concretizado durante um mês, do qual vamos salientar algumas, como por exemplo a Cascata e os Balões de S. João.

A Cascata Comunitária pretende ser uma iniciativa aberta e disponível a toda a cidade, sendo “promovidas 20 oficinas (de três horas cada) até ao dia 17 de junho, percorrendo todas as freguesias do Porto”, como se lê no programa. Já no caso dos Balões, este é um “projeto artístico e de mediação social”, que já arrancou, e tem como objetivo “uma grande largada de balões, a acontecer na noite de 21 de junho, o dia mais longo do ano, como forma de celebração do solstício de verão.

Quanto às, sempre esperadas, e muito participadas, Rusgas de S, João, nas quais estão representadas as sete freguesias da cidade, elas percorrerão as principais artérias da cidade, entre a Praça da Batalha e a Avenida dos Aliados, na tarde do dia 25 de junho.

Mas, antes, há mais surpresas, uma das quais com o projeto ALUMIA, mais concretamente com a iluminação do Elevador da Lada, e, para hoje, dia 01 de junho e até ao dia 04, a realização de mais uma edição da Festa da Criança, nos Jardins do Palácio de Cristal, sendo de destacar três concertos na Concha Acústica, programados pelo NOS Primavera Sound.

Em Festa estará também Serralves (02 a 04 de junho) que acolherá, no seu parque, um dos maiores eventos de cultura contemporânea em Portugal, ao longo de 50 horas “non stop”.

De regresso aos Jardins do palácio de Cristal, e isto na quarta semana de festejos, as atenções estarão centradas na segunda edição “Porto Beer Fest” (14 a 18 de junho), dedicado à cerveja artesanal que, este ano reunirá mais de trinta cervejeiros nacionais e estrangeiros e cerca de 200 estilos em prova.

Germano Silva: “Esta é uma festa do Povo que é única!

germano silva - sjoao

Historiador, jornalista, Germano Silva, um verdadeiro apaixonado pelo Porto, ficou satisfeito com o Programa relativo aos festejos do S. João para este ano.

“O programa tem o essencial: as rugas, os arraiais e o fogo. Esta é uma festa popular, é uma festa do Povo que é única, e isso está nas iniciativas inseridas no programa. Estou satisfeito”, e mais não disse Germano Silva apressado, por certo, para se preparar para a grande festa.

E na Sé nasceu o… S.João’17

E o S. João do Porto 2017 começou assim, no Miradouro da Sé, a 16 de maio último…

sjoao 17 - 01

sjoao 17 - 02

sjoao 17 - 03

sjoao 17 - 04

sjoao 17 - 05

sjoao 17 - 06

IMG_2172__

sjoao 17- 07

sjoao 17 - 09

sjoao 17 - 10

sjoao 17 - 11

sjoao 17 -12

 S. JOÃO DO PORTO 2017PROGRAMAÇÃO

2.ª Semana (até 06 de junho)

01 junho

– ALUMIA – História à Luz da Sombra – Estreia – Centro Histórico do Porto

01-04 junho

– FESTA DA CRIANÇA – 10h00/19h00 – Jardins Palácio de Cristal

01-03 junho

– SERRALVES EM FESTA NA BAIXA – Jardim das Virtudes, Praça Carlos Alberto e Jardim da Cordoaria

02-04 junho

– SERRALVES EM FESTA – Fundação de Serralves

A decorrer: TRENGO / Cascata de S. João-Oficinas e ALUMIA: CXLUX

3.ª Semana (07-13 de junho)

07 junho

– NOS PRIMAVERA SOUND na Cidade (Wam-Up)

08-10 junho

– NOS PRIMAVERA SOUND – Parque da Cidade

A decorrer: TRENGO – Fdestival de Circo; Cascata de S. João (Oficinas) e ALUMIA: CX LUX – Histórias à Luz da Sombra

4.ª Semana (14-20 de junho)

– Junho : Festival GRITO – Praça D. João I

14-16 junho

ALUMIA – O DIA MAIS LONGO

14-16 junho – Oficinas de Construção de Balões (Sé)

16-20 junho – Sessões de Treino de lançamento de Balões (Sé)

16 junho – Base de lançamento de Balões – Inauguração (Sé)

14-18 junho

PORTO NEER FEST – Jardins do Palácio de Cristal (Rossio)

. junho:

Inaugurações simultâneas de Bombarda (16h00) – Quarteirão de Miguel Bombarda

17 junho

– ARRUADA DE RANCHOS (15h00/17h00) – Avenida dos Aliados

18 junho

– CORRIDA DE S. JOÃO (10h00) – Marginal

A decorrer: TRENGO (encerramento); Cascata de S. João (Montagem e inauguração (17 e 18 de junho) e ALUMIA: CX LUX – Histórias à Luz da Sombra

5.ª Semana (21 a 25 de junho)

21junho

– ALUMIA / O DIA MAIS LONGO (Grande Largada de Balões) – Sé

22 de junho

– CONCERTOS NA AVENIDA – Banda Sinfónica Portuguesa (22h00)

23-24 junho

NOITE DE S. JOÃO

– CONCERTOS NA AVENIDA

22h00 – Trabalhadores do Comércio

23h30 – Táxi

00h00 – Fogo de Artificio (Ribeira)

01h00 – GNR & Convidados

– Bailaricos – Toda a cidade

– Divertimentos – Toda a cidade

24junho

– REGATA DE S. JOÃO – 15h00 – Rio Douro

– CONCERTOS NA AVENIFDA

22h00 – Marta Rem & The Groovelvets

23h30 – CLÃ

ESPETÁCULOS – Oito palcos espalhados pela cidade

— Com Toy; Rui Bandeira, Bandalusa, Diapasão, entre outros

25junho

-RUSGAS DE S. JOÃO – 18h00 – Início: Praça da Batalha/ Final: Avenida dos Aliados.

Texto: José Gonçalves

Fotos: Pedro N. Silva

01jun17

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.