Menu Fechar

“JUNTOS POR TODOS”: HISTÓRICO MEGACONCERTO SOLIDÁRIO COM AS VÍTIMAS DA TRAGÉDIA DOS INCÊNDIOS SERÁ EDITADO EM DISCO…

O histórico megaconcerto, “Juntos Por Todos”, realizado na noite do passado dia 27 de junho, no MeoArena, em Lisboa, e que reuniu 25 artistas e 14 mil pessoas, destinado a homenagear e apoiar as vítimas das tragédias dos incêndios verificados na zona centro do país, com especial destaque para Pedrógão Grande, será editado em disco, que estará à venda dentro de semanas.

Foto: "Público"
Foto: “Público”

Com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, o “Juntos Por Todos” foi histórico por diversas razões. Primeiro, porque foi transmitido em simultâneo pelos canais de TV generalistas portugueses que emitem em sinal aberto (RTP1, SIC e TVI), assim como pelas rádios nacionais e locais (mais de cem). Segundo, porque foi organizado no curto espaço de duas semanas, conseguindo, mesmo assim, reunir 25 artistas, que intervieram a custo zero.

Terceiro, porque com ele foi angariada a verba de 1 milhão e 153 mil euros (chamadas telefónicas) que reverteu para a União das Misericórdias Portuguesa.

E depois – o mais importante! -, porque foi das maiores, senão a maior, onda de solidariedade jamais vista no nosso país nos últimos tempos, desta feita para com as vítimas dos trágicos fogos florestais registados na zona centro do Pais, no dia 17 de junho, com especial incidência na região de Pedrógão Grande, e que mataram 64 pessoas, ferindo mais de duzentas.

Marisa Liz
Marisa Liz

A tragédia registada em Pedrógão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos, que continua na ordem do dia, e que marcou de forma indelével a vida dos portugueses, foi o motivo para a organização do megaconcerto solidário “Juntos Por Todos”, ideia que partiu da cantora Marisa Liz e do editor discográfico Vasco Sacramento. Num curto espaço de tempo, os organizadores conseguiram reunir 25 artistas e, no MeoArena, 14 mil pessoas que esgotaram por completo o recinto (bilhetes a 15 euros – o normal; e 25 euros – o extra). Ao todo, colaboraram com a iniciativa mais de quatro mil pessoas, sendo o espetáculo um dos mais ouvidos e vistos a nível mundial.

Participaram no evento os AGIR, Amor Electro, Aurea, Camané, Carlos do Carmo, D.A.M.A., David Fonseca, Diogo Piçarra, Gisela João, Hélder Moutinho, João Gil, Jorge Palma, Luís Sobral, Luís Represas, Matias Damásio, Miguel Araújo, Paulo Gonzo, Pedro Abrunhosa, Raquel tavares, Rita Redshoeses, Rui Veloso, Salvador Sobral e Sérgio Godinho. Muitos outros artistas demonstraram interesse em participar na iniciativa, mas, segundo, a organização foi de todo impossível reunir mais pessoas.

Marcelo Rebelo de Sousa: “Portugal é uma grande Nação!

juntos por todos - marcelo - 01

Para Marcelo Rebelo de Sousa esta espetáculo e a onda solidária que ele originou, a par de muitas outras, que ao longo das últimas semanas foram realizadas um pouco por todo o país, demonstrou que “Portugal é uma grande Nação. Uma Nação muito unida, muito solidária e muito antiga. Quer dizer que já passou muita coisa ao longo de nove séculos. Perda de independência, crises, guerras, catástrofes e ultrapassou sempre, deu sempre a volta por cima”.

O Presidente da República frisou ainda, e por último, que “a Nação foi capaz de se unir e de ser solidária com as populações afetadas pelos incêndios, que provocaram 64 mortos e mais de 200 feridos”.

Foto: "Caras"
Foto: “Caras”

E essa força solidária fez-se sentir no MeoArena. Emoção, alegria a par da tristeza de uma tragédia, simbiose estranha mas muito própria de uma onda de afetos para com quem perdeu os seus e vive momentos de verdadeira angústia, de um sofrimento terrível. No passado dia 27 de junho foi demonstrado que Juntos Somos Mais Fortes…

Texto: EeT

Fotos: Pesquisa Google

Vídeo: YouTube

01jul17

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.