Menu Fechar

“40.ª FEIRA NACIONAL DE ARTESANATO DE VILA DO CONDE” ESTÁ AÍ DESTACANDO OS PRODUTOS DO CEARÁ (BRASIL)

A Feira Nacional de Artesanato (FNA) de Vila do Conde está de volta aos Jardins da Av. Júlio Graça, estendendo-se até 06 de agosto. Este ano, para assinalar a 40.ª edição, a organização preparou um programa que promete surpreender os milhares de visitantes. Destaque para uma Instalação Artística inspirada nas Rendas de Bilros e para o artesanato, a gastronomia e a música do Estado brasileiro do Ceará, convidado especial do certame.

Esta 40ª edição dedica particular atenção às Rendas de Bilros, arte responsável pela origem deste evento, e por essa razão, a Câmara Municipal convidou a artista plástica NeSpoon a realizar uma Residência Artística para a Instalação de um trabalho inspirado nesta secular tradição de Vila do Conde.

A artista polaca, em parceria com as rendilheiras vilacondenses, vai criar uma Instalação utilizando as nossas Rendas de Bilros como ponto de partida, integrando quadrados semelhantes aos utilizados na maior Renda de Bilros do Mundo, certificada pelo Guinness World Records a 2 de agosto de 2015.

instalacao artistica - 01

Pegando nas rendas produzidas para o efeito e explorando o recinto do certame (Jardins da Av. Júlio Graça) NeSpoon vai criar uma Instalação que irá, uma vez mais e de forma criativa, dar a conhecer a beleza do ex-libris do artesanato vilacondense.

NeSpoon é uma artista polaca de arte urbana que conjuga as rendas com a cerâmica, pintura, joalharia ou escultura. A maior parte do seu trabalho consiste na reprodução / apresentação, em determinada área (rochas, árvores) ou superfície (parede, mural, etc), de rendas que são produzidas à mão por artesãs, neste caso por rendilheiras vilacondenses.

instalacao artistica - 02

Esta artista tem passado por diversos certames de arte urbana em várias cidades europeias como Viena, Milão, Moscovo, Helsínquia, entre outras. Já desenvolveu, também, trabalhos na Nova Zelândia e em Portugal (Estarreja, Sintra, Fundão e Açores).

Artesanato do Ceará

artesanato do ceara - 01

artesanato do ceara - 02

artesanato do ceara - 03

O Ceará vai apresentar os produtos que nascem das mãos das mulheres artesãs cearenses, em diferentes tipologias: Barro, Rendas, Linhas, Fibras, Tecidos, Miscelânea, Indígena e Redes.

Entretanto, e no passado dia 22, os visitantes da Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde tiveram a oportunidade de assistir a um espetáculo único, memorável e cheio de originalidade com fusões bem concebidas de ritmos presentes no Forró, como o Xote, Xaxado, Arrasta-pé e Baião, ritmo que nasce do casamento entre o Fado e o Maracatu com pitadas de Reggae, Rock, Samba, Côco.

Se perdeu este espetáculo, é pena, mas a Feira continua e com ela as muitas novidades, todas elas imperdíveis, e a merecer, sem dúvida, a sua visita.

Texto: Teresa Sá (CMVC) / EeTj

Fotos: Pesquisa Google

01ago17

 

 

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.