Menu Fechar

Matosinhos acolhe exposição histórica da Cooperativa Árvore

A “Exposição Coletiva dos Sócios da Árvore” atinge este ano a sua trigésima primeira edição e, num gesto pouco habitual, abandona o palacete das Virtudes onde está sediada a cooperativa artística portuense e transfere-se para a Galeria Municipal de Matosinhos. A já histórica e singular mostra dos trabalhos dos associados da Árvore contará desta vez com mais de cento e cinquenta obras de pintura, desenho, escultura e fotografia de produção contemporânea, e estará patente até 2 de setembro.

Fundada em 1963, a Cooperativa Árvore assumiu-se como um incontornável centro de reflexão e produção artística, empenhado também na participação cívica dos artistas e intelectuais da região. Alguns dos principais criadores nacionais estão ou estiveram, por isso, ligados à instituição, participando regularmente nesta exposição anual que junta um conjunto heterogéneo de propostas artísticas. Reconhecida pelo Estado português como um organismo privado de utilidade pública, a Árvore conta 52 anos de vida e cerca de 1.440 associados, persistindo na produção e difusão cultural de forma livre e independente.

Em Matosinhos, refira-se, a grande festa dos associados da cooperativa terá lugar num espaço, a Galeria Municipal, desenhado por um dos mais notáveis sócio da Árvore, o arquiteto Alcino Soutinho, e palco habitual de uma programação quase totalmente dedicada à arte contemporânea, cuja qualidade e coerência a transformam numa das principais referências do panorama de artes plásticas da região e do país.

Horário da Galeria: 2ªa 6ªfeira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Sábados e feriados das 15h00 às 18h00. Encerra aos domingos. Entrada Livre.

Texto; Jorge Marmelo (CMM) / EeTj

Foto: CMM

01ago17

 

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.