Cerca de 140 voluntários vão participar no processo de reflorestação em curso na área do Parque das Serras do Porto, no âmbito da iniciativa de voluntariado corporativo GIRO promovida pelo Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial (GRACE), em parceria com o projeto Futuro. Esta ação inclui várias atividades na Serra de Santa Justa, designadamente corte e remoção de espécies invasoras (descasque e arranque); manutenção de áreas recentemente plantadas com correção de tutores e tubos, sacha e amontoa; arranque de rebentação de eucalipto na nova área da Junta de Freguesia de Valongo; sensibilização para prevenção de incêndios florestais e proteção civil.
O presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, que também preside ao Conselho Executivo da Associação Parque das Serras do Porto, esteve presente na sessão de acolhimento dos voluntários que teve lugar no Centro de Interpretação Ambiental de Valongo, no passado dia 13 de outubro, uma das principais portas de entrada do Parque das Serras do Porto.
O GRACE – Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial – é uma associação sem fins lucrativos e exclusivamente dedicada à promoção da Responsabilidade Social Corporativa. Esta associação, fundada em 2000, reúne mais de 150 empresas de todo país, de várias dimensões e setores de atividade, empenhadas em aprofundar o seu papel no desenvolvimento social de pessoas e organizações.
O GRACE dinamiza anualmente a iniciativa de voluntariado empresarial “GIRO” que abrange várias intervenções a nível nacional. Este ano é a 12ª edição e o tema é a Floresta e a prevenção de incêndios. Para a desenvolverem a iniciativa na região norte o GRACE convidou o projeto FUTURO.
O GIRO é uma iniciativa de voluntariado corporativo com maior dimensão nacional que já contou, nas suas onze anteriores edições, com cerca de 7.000 voluntários de empresas associadas do GRACE. No âmbito do GIRO são realizadas várias intervenções de um dia a nível nacional, tendo como objetivo trabalhar, por exemplo, a inclusão social, a defesa dos animais ou a recuperação de espaços naturais.
Nesta ação no Parque das Serras do Porto participam 140 Voluntários, colaboradores de 24 empresas e três entidades académicas: A. Silva Matos, Auchan, Biorumo, DHL, Esposende Ambiente, Fundação Manuel António da Mota, Groundforce, IBM, Klepierre, Lipor, MSD, Michael Page, Miranda e Associados, Moneris, Montepio, Prio, Quasar, RTP, Santander Totta, Servilusa, Trivalor, Turn Around Social, Unicer, Wdmi; e Porto Business School, Universidade de Porto, Politécnico do Porto.
ESCOLA SECUNDÁRIA DE ERMESINDE ALVO DE OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO
Vai finalmente arrancar a requalificação da Escola Secundária de Ermesinde, uma das obras mais reivindicadas e ansiadas pela comunidade do concelho de Valongo, que nos últimos anos lutou incansavelmente pela renovação daquele degradado estabelecimento de ensino frequentado por mais de 1500 alunos.
A consignação da empreitada de reformulação e modernização das instalações da Escola Básica e Secundária de Ermesinde – 1ª fase teve lugar, no passado dia 16 de outubro.
Esta obra tem o preço contratual de 3.111.232,39€. O investimento é comparticipado em 85% por fundos comunitários, sendo o remanescente financiado pelo Governo (7,5%) e pelo Município de Valongo (outros 7,5%). O prazo de execução das obras é de 395 dias.
O projeto foi elaborado em articulação com a comunidade escolar, designadamente com a Direção do Agrupamento e a Associação de Pais. Entre outras intervenções, a empreitada inclui a requalificação total interior e exterior dos 3 blocos de aulas; a ampliação do refeitório e a requalificação da cantina; o tratamento exterior total do edifício administrativo; a construção de uma nova portaria; arranjos exteriores; e a reformulação dos balneários do Pavilhão desportivo.
“Este é o primeiro passo para que se corrija uma injustiça que já se arrastava há demasiado tempo, pois Valongo é o único concelho da Área Metropolitana do Porto cujas escolas da responsabilidade do Governo nunca foram intervencionadas pela empresa Parque Escolar”, lembra o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, que já manifestou abertura para no âmbito da reprogramação dos fundos comunitários ser o Município a assumir a comparticipação dos 15%, em vez dos 7,5%, se dessa forma se garantir o dinheiro para a segunda fase da intervenção na Secundária de Ermesinde, mas também para as obras na Escola Secundária de Valongo e na Escola Básica Vallis Longus que são igualmente urgentes.
APRESENTADO LIVRO “ESPAÇOS VERDES E VIVOS – UM FUTURO PARA A ÁREA METROPOLITANA DO PORTO”
A apresentação do livro “Espaços Verdes e Vivos – um futuro para a Área Metropolitana do Porto”, editado pela Associação Campo Aberto, realizou-se no passado dia 14 de outubro, no Museu Municipal de Valongo.
Este livro recorda um projeto inovador de participação cidadã e promove a descoberta de áreas verdes relevantes no contexto metropolitano, com especial destaque para o Parque das Serras do Porto.
“Estou segura que para muitos este é um livro que surpreende e as fotografias dos lugares muito contribuirão para a construção desse efeito de surpresa. Naturalmente que a urbanidade se faz sentir em muitas dessas imagens mas o primado da natureza é impressionante e o leitor menos conhecedor poderá mesmo perguntar-se se estes lugares efetivamente se encontram assim tão próximos de si.” [no Prefácio de Teresa Andresen, Arquiteta Paisagista, Professora Jubilada da Faculdade de Ciências do Porto].
Textos: CM Valongo / EeTJ
Fotos: pesquisa Google
01nov17
