Menu Fechar

2018 – Ano Europeu do Património Cultural

Maximina Girão Ribeiro

Ao olharmos a História, este passado longo que nos antecedeu, verificamos que o legado patrimonial é vasto e diversificado. Pois, este ano que agora começa foi declarado como o Ano Europeu do Património Cultural (AEPC 2018).

Assim, por proposta da Comissão Europeia, o Parlamento Europeu adoptou a decisão de estabelecer o ano de 2018 como uma oportunidade para chamar a atenção sobre o papel que o património desempenha no desenvolvimento cultural, social e económico e nas relações externas da União Europeia. Será, portanto, uma conjuntura favorável para a realização de iniciativas em diferentes níveis (europeu, nacional, regional e local), envolvendo todas as entidades públicas e privadas que se queiram associar.

Anta ou dolmen
Anta ou dolmén

A diversidade de iniciativas que irão surgir associadas ao AEPC 2018 contribuirão, certamente, para dar uma nova visibilidade à Cultura e ao Património, colocando-os num patamar distinto e reconhecendo a sua importância e o seu carácter, transversal em toda a sociedade.

Cada actividade, levada a efeito neste âmbito, contribuirá para reavivar e reforçar os laços entre os cidadãos e as comunidades a que pertencem, com o seu património, as suas tradições, os seus saberes e os seus lugares.

Precisamente, no ano de 2018 assinala-se um número considerável de eventos com uma importância simbólica e histórica para a Europa e o seu património cultural: 100 anos do final da Primeira Guerra Mundial e da independência de vários Estados-Membros; 400 anos do início da Guerra dos Trinta Anos e, muitos outros factos relevantes, em cada um dos países que constituem a comunidade europeia.

Igreja românica
Igreja românica

Acreditamos, portanto, que 2018 poderá ser uma oportunidade para reflectir e debater a importância do património cultural em toda a sua dimensão, evocando a memória, ligando o passado com o presente e com o futuro, de forma a mobilizar toda a sociedade, em especial os mais jovens, para uma educação patrimonial, sensibilizando-os para a história e os valores comuns e reforçando o sentimento de pertença ao espaço em que se inserem e ao espaço europeu comum a que pertencem.

Igreja gótica
Igreja gótica

O Ano Europeu do Património Cultural deverá chamar a atenção, de forma eficaz, para a divulgação de informação sobre as boas práticas, em relação ao património, promovendo a investigação e a inovação e analisando o impacto social e económico que o património cultural representa na sociedade actual.

Fotos: pesquisa Google 

Obs: Por vontade da autora e, de acordo com o ponto 5 do Estatuto Editorial do “Etc eTal jornal”, o texto inserto nesta rubrica foi escrito de acordo com a antiga ortografia portuguesa.

01jan18

 

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.