Cátia Cruz
Para inaugurar 2018, mas ainda a pensar nesta quadra festiva, apresento-vos uma receita de bolo de chocolate com frutos secos e especiarias, que certamente fará as delícias de todos os seus convidados no almoço de Ano Novo ou no jantar de Reis.
Serve 8 a 10 pessoas
INGREDIENTES
200g amêndoa ralada
100g passas
100g nozes
150g chocolate preto (Quanto mais percentagem de cacau tiver, mais saboroso e intenso ficará o bolo. O chocolate que usei tem cerca de 70% de cacau.)
4 colheres de sopa de vinho do Porto
150g manteiga
150g açúcar
6 ovos
1 colher de chá Canela
1 colher de café de Gengibre em pó
1 pitada de Cravinho
1 pitada de Noz-moscada
PREPARAÇÃO
Coloque as passas e as nozes numa tigela e regue-as com o vinho do Porto. Reserve.
Numa picadora, triture a amêndoa até ficar com a consistência de farinha. Reserve.
Para o chocolate em pedaços e derreta-o em banho-maria juntamente com a manteiga. Se preferir, pode utilizar o micro-ondas para este processo. Reserve, para que arrefeça um pouco.
Bata os ovos com o açúcar com a ajuda de uma batedeira eléctrica, até ficarem com uma consistência espessa, pálida e a parecer uma mousse. Ao fazê-lo, o volume do preparado vai aumentar. Este processo demora alguns minutos.
Junte a amêndoa triturada e as especiarias ao preparado anterior, envolvendo cuidadosamente, de forma a não perder o ar que conseguiu quando bateu os ovos.
De seguida, adicione, novamente envolvendo com cuidado, o chocolate derretido e os frutos secos. (Estes, particularmente as passas, deverão ter absorvido grande parte do vinho do Porto. Se, ao adicionar os frutos secos à massa do bolo, ainda restar algum vinho do Porto na tigela, não o desperdice. Junte-o também à massa.)
Coloque a massa do bolo numa forma redonda de aro amovível, previamente untada com manteiga e forrada no fundo com papel vegetal (o papel vegetal vai garantir que o bolo desenforme correctamente depois de cozido). Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC entre 30 a 40 minutos, dependendo do tipo de forno que tiver.
No fim do tempo, verifique a cozedura com um palito, que deverá sair praticamente limpo. Deixe arrefecer o bolo e desenforme. Remova o papel vegetal e sirva decorado a gosto.
Bom apetite!
01jan18