Menu Fechar

PROJETO DE URBANIZAÇÃO DA ZONA DAS EIRINHAS TEIMA EM NÃO SAIR DO PAPEL! OBRAS JÁ DEVIAM ESTAR CONCLUÍDAS SÓ QUE…

O Projeto de Urbanização da Zona das Eirinhas, na freguesia do Bonfim (Porto), anunciado em maio de 2016, pelo presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, e que, segundo as previsões, estaria já concluído, encontra-se ainda no papel.

O referido projeto, orçado em 5,8 milhões de euros de dinheiros públicos, em articulação com o fundo imobiliário do Bairro do Aleixo, tem como objetivo revitalizar os terrenos vazios e toda a degradada área habitacional da zona das Eirinhas, parte dela, nas traseiras do Hospital Joaquim Urbano.

O projeto (foto Arquivo)
O projeto (foto Arquivo)

Para lá, está projetada a construção de três lotes para habitação municipal – alguns dos quais para acolherem famílias oriundas do Bairro do Aleixo – e outros tantos lotes destinados a casas unifamiliares destinadas ao mercado privado (2,9 milhões de euros).

Previsto para a referida área está ainda a construção de um pavilhão desportivo polivalente, novos espaços verdes (2.300m2 – 1,5 milhões de euros); novos arruamentos e espaços públicos (4150m2 – 0,35 milhões de euros). Isto tudo continua, porém, em “águas de bacalhau”…

eirinhas - 08

Opini-José-Mariana

José Gonçalves       Mariana Malheiro

(texto)                               (fotos)

Apresentado com toda a pompa e circunstância, por Rui Moreira, ladeado pelo presidente da Junta de Freguesia do Bonfim, José Manuel Carvalho, e pelo, então, vereador do Urbanismo, o socialista Correia Fernandes, em maio de 2016, o Projeto de Urbanização das Eirinhas está, pelos vistos, “enguiçado”, uma vez que nos terrenos ainda não foi, como nos referiu um morador, “mexida uma palha”, estranhando-se esse facto, uma vez que as obras estavam previstas para estarem concluídas em meados do ano agora findo (2017).

eirinhas(00)-dez17-mm

eirinhas(02)-dez17-mm

eirinhas(04)-dez17-mm

José Manuel Carvalho: “Estou convencido que o processo arrancará no segundo trimestre de 2018

Foto: Pedro N. Silva (Arquivo EeTj)
Foto: Pedro N. Silva (Arquivo EeTj)

De acordo com o presidente da Junta de Freguesia do Bonfim, José Manuel Carvalho, as informações oriundas da CMP revelam alguns atrasos de ordem burocrática para acionar o processo de requalificação das Eirinhas, esperando, como nos disse o autarca, que as obras avancem no segundo trimestre deste ano.

“Estou convencido que o processo de requalificação das Eirinhas arrancará no segundo trimestre de 2018 com a criação dos arruamentos. O atraso que se regista deve-se há contratualização dos terrenos privados, facto que tem originado algumas demoras em termos burocráticos”, referiu o autarca bonfinense ao “Etc e Tal Jornal”.

Reação dos moradores

Os moradores das Eirinhas, contactados pela nossa reportagem, duvidam, por seu turno, da concretização do projeto nos próximos tempos e olham com preocupação para a possibilidade de o bairro vir a ser “ocupado por estranhos à comunidade”, como nos disse um dos residentes, referindo-se ao acolhimento de famílias oriundas do Bairro do Aleixo. “Eles vêm para aqui, trazer a droga de lá. Já não basta a que por aqui circula”, salientou o morador.

Mas, a grande preocupação de quem vive nas Eirinhas não é, na realidade, a questão relacionada com o alojamento de famílias oriundas do Aleixo naquele espaço, já que as precárias condições de habitabilidade vêm ao de cima, principalmente para quem habita em algumas das “ilhas” que caraterizam o espaço.

“Eu nasci aqui, e isto aqui sempre foi assim. Promessas e mais promessas, mas só promessas. Não acredito que tão cedo resolvam esta situação. Era bom que nos arranjassem casas mais dignas para viver, mas, parece que o processo está inquinado, e, como tal, duvido que cumpram com o que prometeram.”

eirinhas(05)-dez17-mm

O Bairro das Eirinhas, que se ergue, escondido, por detrás dos prédios das ruas de Barros Lima e de Câmara Pestana, onde se encontra o Hospital de Joaquim Urbano, compreende, no seu seio, as artérias de Gomes Leal, a homónima do bairro e o “famoso” bairro da Polícia que liga as Eirinhas à Rua do Bonfim.

Além do Eirinhas Desporto e Cultura – que teve como promessa a construção de um pequeno recinto desportivo, num dos baldios hoje existentes – também se encontra sediado neste bairro o Rancho Folclórico do Porto.

Moradores, coletividades e demais interessados no desenvolvimento deste pitoresco bairro da freguesia do Bonfim esperam que, na realidade, o projeto apresentado há mais de um ano se concretize. a burocracia, pelos vistos, é quem vai decidir…

01jan18

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.