Menu Fechar

Homenagem às Carquejeiras do Porto numa exposição de artes plásticas na Fundação Manuel António da Mota

Está a decorrer, desde o dia 23 de Março e até 27 de Abril, uma Exposição de Artes Plásticas, na Fundação Manuel António da Mota (ao Bom Sucesso), promovida pela Associação Homenagem às Carquejeiras do Porto, com a participação de 33 artistas, pintores e escultores.

Carquejeiras (4)

Esta Associação continua a desenvolver múltiplas atividades com o sentido de angariar fundos que permitam concretizar o objetivo principal deste grupo – erguer uma estátua às mulheres carquejeiras, aquelas que, durante mais de um século, palmilharam dolorosamente a íngreme calçada, transportando pesados fardos de carqueja que depois iam distribuindo pela cidade, por padarias e casas particulares – trabalho muito sofrido e pouco reconhecido!

Carquejeiras (6)

Carquejeiras (7)

A maquete da futura estátua, patente na exposição, será transformada em monumento, erigido no cimo da Calçada das Carquejeiras, junto da rampa que estas mulheres calcorrearam, um chão onde se plasmou o seu sacrifício, um caminho de muito padecimento e amargura que esta cidade, o Porto, ainda não soube honrar.

Carquejeiras (9)

Para que a memória destas mulheres se perpetue, esta Associação lembra que “As Carquejeiras são património do Porto”!

Visitem esta exposição.

Não percam um conjunto de obras de autores de comprovado renome, assim como uma preciosa coleção de fotografias antigas que retratam a dureza do trabalho destas mulheres.

Texto: Maximina Girão Ribeiro (Vice-Presidente da AHCP)

Fotos: AHCP

13abr18

 

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.