Menu Fechar

Ponte de Lima candidata às 7 Maravilhas à Mesa

Ponte de Lima é sobejamente conhecida como um dos maiores polos gastronómicos de Portugal, pelas suas iguarias confecionadas à base de produtos típicos da terra, sendo esta a razão pela qual o Município de Ponte de Lima decidiu apresentar duas mesas candidatas ao concurso 7 Maravilhas à Mesa.

Mesa_2_Calheiros(1) (Medium)

O regulamento do concurso define que para cada mesa sejam apresentados sete patrimónios de origem local, representativos do melhor que a região tem para oferecer, devendo incluir gastronomia, vinhos e turismo.

Assim, considerando a harmonização entre a gastronomia e vinho, bem como a experiência associadas ao turismo e ao território, foram escolhidos os seguintes patrimónios para integrarem as duas mesas:

A mesa Rústica de Ponte de Lima apresentada no Mosteiro de Refoios do Lima, um dos mais importantes cenóbios do Alto Minho, cuja origem é anterior à nacionalidade, é composta por Enchidos Tradicionais, por Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, verdadeiro ex-libris da cozinha tradicional, e pelo Bacalhau de Cebolada numa harmonia perfeita com o Vinho Branco da casta Loureiro, o Vinho Tinto da casta Vinhão e a Aguardente Vínica Velha da Adega Cooperativa de Ponte de Lima.

Mesa_2_Calheiros(2) (Medium)

A mesa Primavera de Ponte de Lima apresentada no Paço de Calheiros, considerado como uma das mais representativas casas nobres do Minho, é composta pelas tradicionais Pataniscas de Bacalhau, à Lampreia à Bordalesa e ao Naco de Carne Minhota numa harmonia perfeita com o Vinho Branco e Tinto produzidos pela Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima e com o Espumante Bruto Loureiro da Adega Cooperativa de Ponte de Lima.

Ambos os patrimónios que integram a categoria Roteiros – Mosteiro de Refoios do Lima e Paço de Calheiros –, estão classificados como Monumentos de Interesse Público e integram, entre outras, a Rota ITER VITIS – Os Caminhos da Vinha, cuja sede Portuguesa foi recentemente instalada em Ponte de Lima, no Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde (CIPVV).

As mesas apresentadas por Ponte de Lima disputarão o título de Maravilha com mesas de todas as regiões de Portugal.

MUNICÍPIO CELEBRA PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO COM A COOPALIMA

IMG_0576 (Medium)

Considerando a importância da atividade agropecuária que se regista no concelho, sendo grande parte essencialmente rural, e realizada pela grande maioria das pessoas que residem em Ponte de Lima, com dimensões e realidades diversas, onde se pode encontrar agricultura de subsistência, agricultura de lazer, agricultura complementar e mesmo profissional e empresarial; o Município de Ponte de Lima aprovou a implementação do Balcão Rural, a instalar na sede da Coopalima – Cooperativa Agrícola do Vale do Lima, CRL.

Esta parceria resulta de um protocolo de colaboração estabelecido entre as duas instituições, cujo objetivo é a criação de um balcão Rural, de apoio ao agricultor, e que visa contribuir para a dinamização da atividade agropecuária no concelho.

O presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Victor Mendes, salientou a importância desta parceria, “estamos a dar o cumprimento de dois vetores estratégicos para o desenvolvimento deste sector, sendo fundamental para o desenvolvimento sustentável, neste caso com a Coopalima, um agente muito próximo da população”. (..) “Da nossa parte”, assegurou o autarca “damos o apoio técnico nesta área que continua a ser uma das principais atividades económicas do concelho, e sabemos que as exigências legais para o desenvolvimento da atividade agropecuária com licenciamentos, controlos, registos, formação profissional, são cada vez maiores”.

Por sua vez, o presidente da Direção da Coopalima, Carlos Lago, justificou esta parceria, salientando que a “desistência da atividade agropecuária no concelho resultará em prejuízos elevados e muitos deles irrecuperáveis como a degradação da paisagem, a perda de qualidade de quantidade de água, a degradação dos solos, a perda de biodiversidade, a degradação da qualidade do ar, a degradação de património cultural material e imaterial.”, Neste contexto, Carlos Lago, adiantou através da criação deste Balcão Rural “estamos a ajudar os nossos associados a preservar este valioso património ambiental do concelho.”

De acordo com o regulamento do protocolo, a dinamização socioeconómica do concelho de Ponte de Lima; o fomento da atividade agropecuária do concelho de Ponte de Lima; a prestação de apoio técnico aos agricultores limianos; o estabelecimento de pontes de comunicação entre os agricultores, a promoção da cooperação ente as diferentes instituições e associações do setor e o Município de Ponte de Lima e outras instituições públicas do setor são os principais objetivos do Balcão Rural. O Balcão Rural funcionará nas instalações da Coopalima nos dias da Feira Quinzenal de Ponte de Lima, desde que existam marcações agendadas. Poderá ser considerado outro dia, em situações extraordinárias, desde que seja um assunto urgente e autorizado pelo Município de Ponte de Lima. O Município garante um técnico superior de agronomia.

CLUBE DESPORTIVO ESCOLAR RECEBE TROFÉU “ O MINHOTO 2017”

campeonato_nacional_boccia_1_1024_2500

O Município de Ponte de Lima congratula-se com a distinção atribuída ao Agrupamento de Escolas de Freixo, no âmbito do Troféu Desportivo “O Minhoto” 2017.

A gala dos troféus desportivos “O Minhoto” que se realizou no Centro de Estágios de Melgaço, tem como objetivo premiar aqueles que mais se destacaram no desporto ao longo do último ano, naturais dos distritos de Braga e Viana do Castelo.

O Agrupamento de Escolas de Freixo foi galardoado com o Troféu Desportivo “O Minhoto” 2017, na categoria Clube de Desporto Escolar, com a seguinte candidatura, publicada na XXI Edição da revista O Minhoto _ Troféus Desportivos, cujas modalidades são: Atletismo, Badminton, Boccia, Futsal, Natação, Orientação e Ténis de Mesa. Na totalidade estas modalidades envolvem 173 alunos, com destaque para os Campeões Nacionais de Orientação iniciados masculinos (17) e vários títulos distritais e regionais.

De referir, que na última década, o Agrupamento de Escolas de Freixo tem-se perfilado como o grande promotor de atividade desportiva diversificada no seio da comunidade educativa. Anualmente, tem envolvido mais de metade da sua população escolar em treinos, competições e organizações, no âmbito da atividade interna e externa do Desporto Escolar (DE): grupos-equipa de Atletismo, Badminton, Boccia, Dança, Futsal Feminino, Natação, Orientação, Ténis de Mesa e Voleibol e outros projetos do DE / federações desportivas nacionais e internacionais. De acordo com informação veiculada pela Escola, acresce o envolvimento local da comunidade, numa dinâmica impar de apoio prestado por Associação de Pais, Município de Ponte de Lima, Juntas de Freguesia e Casa do Povo de Freixo e o estabelecimento de Protocolos de Cooperação com escolas de proximidade, a Federação Portuguesa de Orientação e a Associação Amigos da Montanha.

PROJETO EDUCATIVO DE PONTE DE LIMA APRESENTADO EM ESPANHA

IMG_6906 (Medium)

No passado dia 1 e 2 de março de 2018 teve lugar, na cidade de Pontevedra, Espanha, o VII Encontro Galego das Escolas Associadas da UNESCO com a finalidade de partilhar as vozes e opiniões infantis sobre grandes temas da humanidade: sustentabilidade, comunicação, diálogo intercultural e cidadania global.

O Projeto Educativo de “Educomunicação, Ambiente e Cidadania Infantil” do Município de Ponte de Lima, desenvolvido pela Associação “Soy Niño, Sou Criança” esteve presente neste evento, dando a conhecer a Exposição “Janela de Luz para a Infância,” que foi contemplada e desfrutada por um público diverso.

Este projeto continua a mostrar o valor da troca de conhecimentos das crianças limianas, como representação da infância portuguesa, das suas posturas e contributos para o mundo.

A iniciativa contou com a presença de mais de 200 crianças, de diferentes idades e diversas escolas, e responsáveis locais, nomeadamente o Presidente da Câmara Miguel Anxo Fernández Lores; a Vereadora de Educação, Carmen Fouces; o Diretor Geral de Centros da Xunta, José Manuel Pinal; a Coordenadora da Rede de Escolas em Galícia, Luisa Márquez e duas crianças em representação de todas as escolas, Xián Rocha Moldes do IES Pazo da Mercé e Noa Caride Piñeiro do CPR Eduardo Pondal.

FÉRIAS PARA A INCLUSÃO EM PONTE DE LIMA ATÉ SEIS DE ABRIL

Cartaz_Ferias_Inclusao_Pascoa2018-02

O Município de Ponte de Lima, em parceria com os Agrupamentos de Escolas de Ponte de Lima, Freixo, Arcozelo, António Feijó e a Associação Cais do Lethes, promove mais uma edição do Programa de Férias para a Inclusão, durante as férias da páscoa.

O projeto é dinamizado pelo Município de Ponte de Lima e destina-se aos alunos integrados nas Unidades de Multideficiência e de Autismo dos vários Agrupamentos de Escolas do Concelho.

O programa que vai decorrer até 6 de abril, inclui almoço e lanche. Durante o período de atividades, os alunos poderão contar com o acompanhamento a tempo inteiro de um técnico superior especializado no acompanhamento destas crianças e jovens.

Este projeto tem como objetivo dar resposta à falta de soluções para ocupação dos tempos livres dos mais jovens em períodos de pausas escolares, bem como, promover a integração social e o desenvolvimento psicomotor de crianças e jovens portadores de multideficiência e autismo.

WORKSHOPS DE PARENTALIDADE CONSCIENTE

IMG_1525 (Medium)

O Município de Ponte de Lima, em parceria com a facilitadora Augusta Dantas, promoveu durante todo o mês de fevereiro e no primeiro sábado do mês de março Workshops de Parentalidade Consciente.

Estes ciclos de workshops, desenvolvidos na Biblioteca Municipal, tiveram uma significativa participação e foram direcionados para profissionais de várias áreas de intervenção e de diferentes contextos de atuação, assim como para todos os interessados, visando promover saberes e oportunidades de reflexão, que permitiram a aquisição de conhecimentos e estratégias para melhorar desempenhos nas suas funções parentais e laborais de forma plena e consciente.

Trataram-se de ações que tiveram como principal objetivo dar resposta às necessidades sentidas pelos profissionais e alertar para questões relacionadas com esta temática que está intrinsecamente relacionada com a nossa própria consciência, a perceção de si mesmo e do outro.

Texto: Gabinete Terra (CMPL) / EeTj

Fotos: “Medium

01abr18

 

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.