Os autarcas das áreas metropolitanas do Porto e de Lisboa, reunidos no passado dia 20 de março, na capital portuguesa, na presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decidiram criar grupos de trabalho para a descentralização de competências, sendo uma das questões levantadas e a estudar, a criação de um passe único metropolitano de transportes.
Eduardo Vítor Rodrigues, na qualidade de presidente da Área Metropolitana do Porto (AMP) frisou, na ocasião, que “no processo de descentralização as questões da mobilidade sucedem, provavelmente, no seu nível de investimento, à saúde, à educação e à segurança social, fundamentais para a coesão das áreas metropolitanas”.
Ainda de acordo com o também presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, a “mobilidade é fundamental” assim como “o modelo de bilhética, o qual deve passar para as áreas metropolitanas. Assim, é “necessário cativas as populações para este processo, de modo a que o debate possa ser apropriado pelos cidadãos, como um elemento fundamental da sua própria qualidade de vida”.
Texto: EeTj
Foto: Arquivo EeTj
01abr18