No passado dia 26 de março foi inaugurada na Loja Interativa do Turismo a exposição “Com um risco se faz um barco”. O evento aconteceu no âmbito das comemorações do Dia de Vila do Conde e contou com a presença da vereadora do Turismo, Dália Vieira.
A exposição que se insere no projeto “Vila do Conde – um porto para o Mundo” pretende mostrar as técnicas e os processos associados à construção naval de madeira.
De entre o seu conteúdo destaca-se o processo da sala do risco, arte de transformar o projeto de uma embarcação num desenho detalhado à escala real, cuja finalidade consiste na conceção das fôrmas das suas peças constituintes.
A visita a este espaço é livre, mas as visitas de grupo carecem de marcação prévia junto do Museu de Vila do Conde (museus@cm-viladoconde.pt ou pelo telefone 252 248 468).
Assim, Vila do conde conta com mais um espaço dedicado à memória do saber fazer da construção naval de madeira, sendo um complemento aos núcleos museológicos da Alfândega Régia/Museu da Construção Naval e Nau Quinhentista.
Horário: de segunda a domingo das 09h00 às 19h00, de 1 de junho a 15 de setembro, e das 09h00 às 18h00, no resto do ano.
Vídeo sobre a exposição e as técnicas de construção naval em madeira: https://www.youtube.com/watch?v=YWBDC7XrQZM
Texto: Teresa Sá (CMVC) / EeTj
Fotos: AMVC
01abr18