O Município de Ponte de Lima e a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural organizaram a X Feira de Caça, Pesca e Lazer durante o fim-de-semana de 10 e 11 de março, em Ponte de Lima, a qual também projetou a I Feira de Turismo de Ponte de Lima.
Durante a abertura oficial, que contou com a presença do secretário de Estado da Proteção Civil e de uma comunidade galega, a Mancomunidade O Salnés, da Galiza, o Município de Ponte de Lima apostou na promoção dos seus produtos e serviços turísticos.
O evento que visa divulgar todos os serviços e atividades ligadas ao setor da caça, da pesca e do lazer, potencia uma região rica em oferta de atividades e experiências associadas ao Turismo de Natureza, aliando às ofertas turísticas disponíveis, uma imagem de marca que assente nos produtos limianos.
Promovida em parceria com a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima, contou com a colaboração das federações de âmbito nacional e Associações do concelho, dos vários setores nomeadamente, Caça, Pesca, Desporto, Floresta, Recreação e Lazer, como forma de potenciar e valorizar os recursos naturais de excelência que o concelho harmoniza.
Foi com este pressuposto que o presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima agradeceu a todos aqueles que contribuíram para o sucesso deste evento ao longo desta década, em que “cumprimos os objetivos a que nos propusemos ao organizar este evento, que visa a valorização do nosso território. Estamos num certame, onde cerca de 70 expositores nos dão a oportunidade de conhecer as nossas empresas, os nossos produtos e o nosso património natural e cultural”.
Após a visita à Feira, o secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, manifestou o seu agrado comentando que “aqui sente-se a história da ruralidade; da valorização económica destes produtos, sente-se o turismo à escala global – o de natureza que tem crescido de forma significativa”.
Em simultâneo ao evento realizou-se uma “Fam Trip” com a participação de mais de 35 jornalistas, portugueses e espanhóis e operadores turísticos, coordenada entre o Município de Ponte de Lima e a Entidade de Turismo do Porto e Norte, cujo objetivo passa por proporcionar experiências e vivências diversas, mostrando o potencial do território para a fixação dos visitantes e os locais mais emblemáticos da Vila, como a rede museológica, atividades equestres e de natureza, enogastronomia de excelência e reuniões com os operadores e agentes turísticos presentes na feira.
Com o contributo da Associação Portuguesa de Matilhas de Caça Maior – APMCM, realizou-se durante o evento o Encontro Luso-Galaico de Matilhas de Caça Maior:
Confira os resultados do Concurso de Beleza:
Melhores exemplares categoria “Cães de Presa ”
1.º Classificado – KAISER – Matilha da Nó
2.º Classificado- JAPÃO – Matilha Terras de Faria
3.º Classificado – ELISA- Matilha Teixeira
Melhores exemplares categoria “Podengos de Matilha”
1.º Classificado – Lavandoski- Matilha Terras de Faria
2.º Classificado- Esperta– Matilha do Cavado
3.º Classificado – Branco – Matilha do Fojo
Concurso Matilha com Melhor apresentação
Matilha Terras de Faria
Melhores exemplares categoria “Cães de Rasto ”
1.º Classificado – Vento – Canil d´Aquém e d´Além Mar
2.º Classificado- Jumbo – Matilha do Cavado
3.º Classificado – Pirussas – Matilha Teixeira
Texto: Gabinete Terra (CMPL) / EeTj
Fotos: Medium
01abr18