No primeiro trimestre de 2018 e face ao período homólogo, o Portal da Queixa (PQ) – a maior rede social de consumidores do país – registou um aumento na ordem dos 51% do número de reclamações relacionadas com o comércio eletrónico. Um aumento significativo que o PQ relaciona com o aumento na utilização da internet pelos portugueses para realização das suas compras.
“Hoje em dia, a internet é uma das ferramentas mais utilizadas pelos portugueses, consequentemente, as experiências de consumo online aumentaram e, inevitavelmente, as reclamações também. No primeiro trimestre de 2018, registámos um aumento de 51% do número de reclamações relativas às compras online”, destaca Pedro Lourenço, CEO do Portal da Queixa.
No entanto, o aumento das reclamações recebidas durante o período referido abrange diferentes setores de atividade, nomeadamente, Comércio Eletrónico, Correio Postal e Expresso, Comércio a Retalho, Serviços do Estado, Água, Eletricidade e Gás. As restantes reclamações subdividem-se pelas categorias de formação e educação, cultura e lazer, animais e serviços empresariais diversos.
De acordo com o fundador da maior rede social de consumidores, “existem inúmeros motivos para os portugueses reclamarem, mas na sua maioria estão relacionados com os atrasos nas entregas de encomendas, mau serviço prestado, como burlas ou esquemas fraudulentos online, entre outros.”
CATEGORIAS POR SETOR DE ATIVIDADE – DADOS DO 1.º TRIMESTRE DE 2018
Principais categorias | N.º reclamações recebidas | |
Operadoras de tv, net e telefone | 2.610 | 0% |
Comércio Eletrónico | 2.452 | 51% |
Correio Postal e Expresso | 2.119 | 159% |
Comércio a Retalho | 2.079 | 42% |
Serviços do Estado | 1.848 | 54% |
Água, Electricidade e Gás | 1.247 | 47% |
Transportes Públicos de Passageiros | 977 | 59% |
Banca e Produtos Financeiros | 631 | 89% |
Seguros e Planos de Saúde | 509 | 13% |
Viagens e Turismo | 449 | 60% |
Venda e Reparação Automóvel | 448 | 16% |
Saúde | 403 | 30% |
Hiper e Supermercados | 337 | 67% |
Desporto e Bem-estar | 218 | 80% |
Restauração | 193 | 86% |
QUAIS AS MARCAS E ENTIDADES COM MAIS RECLAMAÇÕES?
Marca | N.º reclamações recebidas |
MEO | 1.404 |
CTT | 1.350 |
NOS | 629 |
Segurança Social | 573 |
Vodafone | 374 |
Worten | 343 |
EDP Comercial | 315 |
Galp On | 276 |
Endesa | 229 |
CTT Expresso | 188 |
EDP Distribuição | 140 |
SEUR | 134 |
eDreams | 132 |
Nowo | 131 |
ENTIDADES PÚBLICAS MAIS RECLAMADAS DE JAN A MAR DE 2018
Organismo | N.º reclamações recebidas em 2017 |
Segurança Social | 573 |
Centro Nacional de Pensões | 179 |
Serviço Nacional de Saúde | 173 |
ADSE | 121 |
IMT | 113 |
Autoridade Tributária e Aduaneira | 92 |
Ministério da Educação e da Ciência | 68 |
IRN – Instituto dos Registos e Notariado | 68 |
SEF | 57 |
Câmara Municipal de Lisboa | 55 |
ADSE | 37 |
Câmara Municipal do Porto | 27 |
Texto: Comunicar-se / EeTj
Foto: Comunicar-se
01mai18