Menu Fechar

Rua da Piedade

Esta rubrica dá a conhecer a toponímia portuense, através de interessantes artigos publicados em “O Primeiro de Janeiro”, na década de setenta do século passado. Assina…

Cunha e Freitas (*)

“Certa escritura do ano de 1590 refere-se a um campo, junto ao rio de Vilar, que então confrontava «com caminho que vai para Ramalde, debaixo da Torre de Pedro Sem». A este campo, que era do senhorio directo da Misericórdia, chama outro documento, datado de 1693, «Campo do Lagarinho», e andou cultivado por lavradores até princípios do século XIX, quando o crescimento citadino determinou a abertura de «uma nova rua no sítio chamado da Torrinha, a desembocar no sítio do Padrão de Vilar». Em 1807, os possuidores do campo subemprazavam chãos para construir à beira desta nova artéria.

rua da piedade - 00 - porto

Figura já na planta de Black (1813), muito pouco povoada, com a designação de Rua do Priorado; na de Costa Lima (1839), o primeiro troço ao sair da Torrinha, chama-se ainda do Priorado, e ao segundo, até Vilar, Rua da Piedade, nome que hoje abrange toda a rua.

Esta denominação, como as das próximas ruas da Paz e da Saudade, cremos que são topónimos relativos, como muitos outros que temos referido, ao período do pós-cerco. Ou manifestação de ultra-romantismo dos edis do tempo.”

(*) Artigo publicado em “O Primeiro de Janeiro”, na rubrica “Toponímia Portuense”.

Na próxima edição de “RUAS” DO PORTO destaque para a RUA DO PINHEIRO DE CAMPANHÃ

 

Foto: pesquisa Google

01mai18

 

 

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.