Os jardins do Palácio de Cristal e, no seu seio, a Biblioteca Almeida Garrett, serão o palco, dias 07 e 08 de julho, da quinta edição do “CIDADE+”, uma organização de “DaRaiz” em parceria com a Câmara Municipal do Porto, que conta também com o apoio, entre outros, do “Etc e Tal jornal”. A “Sustentabilidade” é, uma vez mais o tema em destaque neste evento que incluiu conferências, aulas abertas, exibições, concertos, partilha de experiências entre outras ações interativas que, no ano passado, reuniram cerca de 21 mil pessoas.
“Sermos todos mais ativos na construção do presente e futuro que queremos para as nossas casas, ruas, comunidades, municípios, só depende de nós, de ousarmos expressar e colaborar nesse sentido. Por isso, surge o Cidade+, como resposta à vontade e necessidade de criar um ponto de encontro entre todos os criadores desta sociedade, convocando cidadãos, movimentos civis, autarquias, empresas, centros de investigação, universidades e outras entidades a refletir e pôr as mãos-à-obra”. Eis, em linhas gerais, os objetivos desta iniciativa, divulgados para o mundo inteiro.
José Gonçalves José Pedro Abreu (*)
(texto) (fotos)
Nos jardins do Palácio de Cristal, local de eleição para a realização do “Cidade+” desde a primeira edição, os interessados poderão encontrar diversos polos de atração, destacando-se o “Vou levar-te Comigo”, iniciativa que pretende que as pessoas “tragam o que não usam” e “levem o que lhes der jeito”, isto além da “Rede Mais”, espaço para conversas; mostra empresarial de projetos; oficinas (Miradouro e Jardim); um espaço para a adoção de animais e também, na Concha Acústica, espetáculos musicais. Mas, há mais..
SARA VELHO: “ESTE PROJETO É MAIS QUE UM SIMPLES EVENTO!”

Em entrevista ao nosso jornal, Sara Velho, responsável pelo “Cidade+”, começou por salientar o facto de a “Sustentabilidade” se manter, desde a primeira edição, como tema fulcral da iniciativa, surgindo o mesmo “da reunião de interesses de um grupo de pessoas que se preocupavam com a sustentabilidade e juntaram-se com o objetivo de desconstruir a sustentabilidade e a tornar acessível a todas as pessoas e organizações”.
No que diz respeito a parcerias, essenciais para dar corpo ao evento, “todos os anos elas se vão transformando. Isso não quer dizer que as pessoas se desvinculem à causa. Como nós, de ano para ano, fazemos um balanço, tanto a nível de formato como de entidades que faz sentido para a programação do evento. Esta é uma iniciativa que procura inovação, ou então dá destaque a projetos na área da sustentabilidade que não têm o destaque merecido”, referiu a nossa entrevistada.
Mas, um dos apoios que o Cidade+ vem sempre contando é com o da autarquia portuense e da BioRumo. “Desde o primeiro ano que temos tido como parceiro principal a Câmara Municipal do Porto, e, como parceiro estratégico, que se juntou por reconhecer o valor do evento: a BioRumo. Esta foi e empresa que se juntou a este grupo de amigos e resolveu concretizar este projeto que é muito mais que um simples evento”.
Adesão
E é significativo o número de pessoas, pelo menos a ter em conta com o que aconteceu no ano transato, que participaram no Cidade+. De acordo com Sara Velho, “no ano passado tivemos cerca de 21 mil pessoas a visitarem-nos”. Este número de visitantes é medido, mas não desde a primeira edição. Mais tarde, com a evolução do evento, tivemos a necessidade de o fazer, até para perceber o número de pessoas que passam pelo Cidade+”.
Temas inovadores
E são vários os “atrativos” que as pessoas têm nos jardins do palácio de Cristal e na Biblioteca Almeida Garrett, durante os dias 07 e 08 de julho…
“Para além das iniciativas normais que são as oficinas, as aulas abertas, uma conferência, uma área empresarial com conversas mais direcionadas para empresas, com projetos universitários e projetos associativos e espetáculos de música, nós, este ano, temos temas inovadores, como tem acontecido nas edições anteriores.
Este ano posso dar destaque ao projeto Vou Levar-te Comigo, que conta com o apoio da Lipor, no qual as pessoas poderão trazer bens essenciais (equipamentos, acessórios, roupas, mobília de casa, etc) – não especificamente para troca -, e deixá-los aqui. Como também podem nada trazer e daqui levar o que entenderem. Esta iniciativa vai estar num formato de casa. As pessoas vão entrar por uma estrutura parecida com uma residência, e lá poderão largar os seus bens…” explicou Sara Velho.
Quanto ao feedback. “o Cidade + dá e procura-o tanto por parte dos participantes como dos parceiros envolventes. Este é um projeto cocriado e, como sempre, pensa nos temas e recolhe junto da comunidade que visita os seus interesses. Portanto o feedback é muito importante para a evolução desta iniciativa, isto para irmos ao encontro do que os próprios visitantes procuram no Cidade+, e também aquilo que nós procuramos com a iniciativa”.
“É a públicos diversos que queremos chegar”
E por falarmos em feedback, a verdade, é que da juventude o mesmo tem sido interessante e de positivas repercussões. Segundo Sara Velho, “a juventude adere bastante! Mas, na verdade, este acaba também por ser um evento que se destaca pela variedade de público. Temos desde crianças – com oficinas e aulas abertas a elas destinadas – e também um conjunto de iniciativas direcionadas para adultos. Portanto, o público é muito diverso e é a públicos diversos que queremos chegar.”
“O Cidade+ pode ser, na realidade, mais apelativo para a juventude, uma vez que a informação pode ser mais fácil de chegar a este setor etário, mas a organização procura fazer chegá-la a todos, até porque não queremos ficar pelo conjunto de pessoas que já está sensível a este tema. No fundo, partilhamos o conhecimento para chegarmos à comunidade que já está sensível, mas também aos outros…”
Sustentabilidade integrada
As artes têm no “Cidade +” um papel de relevo, e há um fator que explica essa importância. De acordo com Sara Velho, “a sustentabilidade deve ser olhada de forma integrada. Portanto, procura questões ligadas à Cultura, à Economia, ao Ambiente e às questões sociais. Dessa forma, a Cultura está presente porque faz pate da sustentabilidade e do bem-estar global. Procuramos ter, assim, na nossa programação algo que leve o público a chegar ao Cidade+ não só pela questão da Sustentabilidade. Desse modo, conseguimos chegar a outro público e sensibilizá-lo para a questão em causa”.
“A economia é um dos eixos da sustentabilidade”

Concernente à economia e às empresas e à sua presença no Cidade+, Sara Velhote salienta que “a economia no sentido lato é um dos eixos da sustentabilidade. Assim, nós procuramos parceiros que também trabalhem com essa questão, com destaque para a economia social… economia da partilha.
Um dos objetivos do Cidade+ é trazer agentes diversos da nossa sociedade a cada uma das iniciativas. Por exemplo: numa conferência, pensamos ter, tanto na plateia, como nos oradores, agentes da área empresarial, da autarquia, da universidade e de movimentos civis. Isto tanto nas conversas, como nas oficinas. Temos ainda um espaço que se chama Rede Mais e que incluiu lugar de conversas e um espaço de mostra empresarial. Neste último espaço temos tanto empresas como projetos e associações que trazem questões mais ligadas ao aspeto económico e, à parte, de consumo, e de apresentação de soluções que levam à sustentabilidade. As empresas, tais como o cidadão comum, têm aqui um papel fundamental na sustentabilidade…
Um espaço de espaços
São, desta forma – e reconfirma-se – os espaços de interesse que durante dois dias (07 e 08 de julho) vão, por certo, atrair dezenas de milhares de pessoas. “Os jardins do Palácio de Cristal, por si só, já chamam muita gente. O facto de termos um evento que acontece ao ar livre já acaba por ser muito atrativo para muita gente. Depois, a forma como nós construímos as iniciativas, acaba também por levar a que tenhamos um público pronto a preenche-las. Tudo está repartido. Todas as iniciativas são trabalhadas de forma a chegarem a públicos diversos e têm um tema em comum: a sustentabilidade. Sustentabilidade comunicada de forma adequada a cada das sessões”.
Universidade participativa

Esperando por muitas pessoas oriundas de outros concelhos do País, e não só do Porto, até porque a difusão do projeto Cidade+ tem vindo a descentralizar-se, não se pode ignorar neste contexto a importância da participação de universidades, o que acontece, de acordo com sara Velho “a convite”.
Mesmo assim, “são os próprios investigadores que mostram interesse nos temas que aqui abordamos. Tudo acaba por ser uma partilha de perspetivas diferentes. O Cidade+ procura diversidade nas perspetivas – nos temas -, e muita das vezes acontecem algumas tensões nas conversas – “tensões” no melhor sentido do termo – que fazem questionar e evoluir o conhecimento, porque o conhecimento não é estanque: o que funciona hoje, pode não funcionar amanhã. Há aqui um trabalho que é sempre gradual – contínuo no tempo – e procuramos essas diferentes perspetivas para continuarmos a questionar e a trazer as soluções que parecem ser as melhores.”
Mas, estaremos melhor em termos de sustentabilidade que há cinco anos?
“Arrisco-me a não ter resposta para essa questão. Acredito que haja consciência em relação a muitos temas; vemos um número crescente de pessoas que vêm ao Cidade+ não só por ser um espaço agradável, de lazer, mas também assiste-se a conversas e nelas os temas discutidos vão para além das portas do Cidade +… vai para o dia-a-dia dessas pessoas, Nessa perspetiva acredito que haja mais informação e maior consciência. Mesmo assim, não podemos parar! Espero que, daqui a dez anos, estejamos a falar da Sustentabilidade, mas num outro patamar.”
Pessoas envolvidas

E são dezenas as pessoas que colaboram com o Cidade+ a partir da entidade executiva, DaRaiz.
“O Cidade+ tem um trabalho gradual ao longo do ano”, salienta Sara Velho, explicando que “no início do ano letivo tem duas pessoas a organizar, e, ao longo do tempo vai aumentando até dez pessoas na equipa nuclear. Depois junta-se uma equipa mais alargada durante o evento, que é muito valorizada por nós, estou a referir-me aos voluntários. Este ano, temos uma boa adesão! Estamos a falar de cerca de trinta pessoas.”
Uma empresa em destaque no evento é a Lipor, ou seja uma empresa que no Cidade+ “é um patrocinador cocriador. Este ano, está a dar apoio ao Concurso de Fotografia sobre Desperdício Alimentar – os prémios vão ser distribuídos durante o evento – depois apoiará a iniciativa «Vou Levar-te Comigo» e também o espetáculo final”.
Animais para adoção e… compostagem
Os animais terão também um espaço relevante no Cidade+, não só cães e gatos, mas também… minhocas. Sim, minhoca!
“Minhocas para dar a conhecer como é fácil trazer para o dia-a-dia soluções que contribuem para a sustentabilidade. Minhocas que são seres inofensivos e têm um papel fundamental na compostagem familiar, caseira, para as plantas e para as hortas. Quanto a cães e gatos, eles estarão presentes para serem adotados de uma forma consciente e responsável. Quem dinamiza esta iniciativa em concreto é o canil da Câmara Municipal do Porto.
Quando se chega ao fim como se sentem?
“Sensação de missão cumprida. Um: «Ó que pena já acabou!». Emoções que se vão alterando. Depois da ansiedade e sensação é muito boa”, concluiu Sara Velho preparada que está para os desafios da quinta edição do “Cidade+” que conta com o apoio oficial do “Etc e Tal jornal“,
PROGRAMA
CIDADE+
10h00-20h00
7 e 8 julho, 2018
Local: Jardins do Palácio de Cristal
PRÉ-EVENTO CIDADE+
06 julho, 2018
III GLOBAL FORUM ON SUSTAINABLE PROCUREMENT 9:00-19:30
Iniciativa Relais International
Local: Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett
INICIATIVAS PERMANENTES

REDEMAIS 10:00-19:00
Local: Alameda das Tílias
MERCADECO 10:00-19:00
Local: Alameda das Tílias
PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO 10:00-19:00
Local: Alameda das Tílias
EXPOSIÇÃO 10:00-19:00
HORTA URBANA E MINHOCÁRIO
Iniciativa CidadeMais com nome do projecto do minhocário e a Noocity
Local: Praça de Alimentação
EXPOSIÇÃO 10:00-20:00
ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS
Iniciativa Lipor
Local: Alameda das Tílias | RedeMais
EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA 10:00-20:00
GRÃO A GRÃO, FINTA O DESPERDÍCIO NA COZINHA
Iniciativa Lipor
Local: Alameda das Tílias
OFICINA 10:00-19:00
CARTA À NATUREZA
Iniciativa Sociedade de Ética Ambiental
Público-alvo: Todas as idades
Local: Infopoint
PLASTIC-(LESS) 10:00-19:00
Iniciativa Opo´lab, PlasticSundays, Circular Economy Portugal
Público-alvo: Todas as idades
Local: Alameda das Tílias | Espaço Opo´lab&PlasticSundays
EXPOSIÇÃO 10:00-20:00
SOLUÇÕES BASEADAS NA NATUREZA PARA A AGRICULTURA EM MEIO URBANO
Iniciativa Município do Porto
Local: Alameda das Tílias
ADOPÇÃO DE GATOS E CÃES
10:00-20:00
Iniciativa Município do Porto
Local: Alameda das Tílias
FESTA DA SAÚDE 10:00-20:00
Iniciativa Sociedade Portuguesa de Medicina Interna
Local: Praça da Biblioteca Municipal Almeida Garrett
7 JULHO, 2018
Sábado
MANHÃ
AULA ABERTA 9:00-10:00
PILATES
Iniciativa Dias com energia | Porto Lazer
Público-alvo: Todas as idades
Local: Espaço Fusão
CONFERÊNCIA 10:00-13:00
TERRA: A NOSSA CASA COMUM
Local: Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett
FILMES E DOCUMENTÁRIOS 10:00-13:00
Local: RedeMais
GINCANA DA SAÚDE 10:00-19.00
Iniciativa Festa da Saúde
Local: Festa da Saúde
AULA ABERTA 10:00-11:00
YOGA
Iniciativa Dias com energia | Porto Lazer
Público-alvo: Todas as idades
Local: Espaço Fusão
AULA ABERTA 11:00-12:00
TAI CHI
Iniciativa Dias com energia | Porto Lazer
Público-alvo: Todas as idades
Local: Espaço Fusão
ABERTURA FESTIVA CIDADEMAIS´18 13:00-13:20
BATUCADA RADICAL
Local: Alameda das Tílias
TARDE

CONFERÊNCIA 15:00-18:00
SISTEMA TERRESTRE: A CASA COMUM DA HUMANIDADE
Iniciativa Casa Comum da Humanidade
Local: RedeMais
OFICINA 12:30-14:00
ALMOÇO CRIATIVO
Iniciativa Festa da Saúde
Local: CozinhaMais
CONCERTO 14:30-15:30
CORO BANDO DOS GAMBOZINOS
Local: Palco Concha
CONVERSAS 15:00-16:30
A CIDADE NA SAÚDE DO INDIVÍDUO
Iniciativa Festa da Saúde
Local: Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett
OFICINA 15:00-16:00
ESTACARIA EM AROMÁTICAS
Iniciativa Lipor
Público-alvo: Adultos, Famílias
Local: Oficina do Jardim
OFICINA 15:00-16:00
QUEM FAZ AS TUAS ROUPAS?
Iniciativa Alinhávo, Fashion Revolution e Vintage for a Cause
Público-alvo: Adultos, Famílias
Local: Oficina do Miradouro
CONCERTO 16:30-17:30
MATHILDA
Local: Palco Concha
OFICINA 16:30-17:30
LANCHE SIMPÁTICO
Iniciativa Festa da Saúde
Local: CozinhaMais
OFICINA 16:30-17:30
COMPOSTAGEM TERRA A TERRA
Iniciativa Lipor
Público-alvo: Adultos, Famílias
Local: Oficina do Jardim
OFICINA PRÁTICAS NATURAIS 18:00-19:00
Iniciativa Gaio – Yoga & Terapias
Público-alvo: Adultos
Local: Oficina do Miradouro
BITÁCORA DE PASSEIO COM A ARKIPLAY 18:00-19:00
Iniciativa Arkiplay
Público-alvo: Crianças
Local: Oficina do Jardim
CONCERTO 18:30-19:30
MARIANA ROOT
Local: Palco Concha
8 JULHO, 2018
Domingo
MANHÃ

VERDECO – MERCADO DE FRESCOS 10:00-13:00
Local: MercadECO
CONVERSA 10:00-10:30
PLATAFORMA DE TURISMO SUSTENTÁVEL
Iniciativa Fairbnb
Local: RedeMais
GINCANA DA SAÚDE 10:00-19.00
Iniciativa Festa da Saúde
Local: Festa da Saúde
CONVERSAS 10:00-11:00
DESPORTO, SEXO E OUTRAS OUSADIAS SEM PRAZO DE VALIDADE
Iniciativa Festa da Saúde
Local: Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett
OFICINA 10:00-11:00
PEQUENO-ALMOÇO SAUDÁVEL
Iniciativa Festa da Saúde
Local: CozinhaMais
WORKSHOP DE DANÇA CONTEMPORÂNEA 10:30-12:30
Iniciativa Balleatro | Carlos Silva
Local: Jardim do Palco concha
CONVERSA 11:30-13:00
ALIMENTAÇÃO CIRCULAR
Local: RedeMais
AULA ABERTA 11:30-12:30
GINÁSTICA NA GRAVIDEZ
Iniciativa Festa da Saúde
Local: Espaço Fusão
TARDE

OFICINA 12:30-14:00
ALMOÇO CRIATIVO
Iniciativa Festa da Saúde
Local: CozinhaMais
CONVERSA 13:00-13:30
Empresas e Permacultura
Iniciativa Henrique Bastos
Local: RedeMais
CONCERTO Ser da Terra 14:30-15:30
COROS Makawee (coro feminino da novaterra), NOVATERRA (coro misto) e Mensageiros da Natureza (coro infantil)
Iniciativa Novaterra, Associação Cultural Arte e Ambiente
Local: Palco Concha
DESENHO E COMPOSIÇÃO THEACEAE EFHEMERE I Mandala de Camélias 14:30-16:30
Iniciativa Porto Lazer
Local: Rossio do Pavilhão Rosa Mota
CONVERSAS 15:00-16:30
PERPLEXIDADES DO NOSSO TEMPO: MORREMOS POR COMER DEMAIS E TEMOS DOENÇAS POR EXCESSO DE LIMPEZA!
Iniciativa Festa da Saúde
Local: Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett
CONVERSA 15:00-18:00
SOLUÇÕES URBANAS BASEADAS NA NATUREZA
Local: RedeMais
CONCERTO 16:00-17:00
KEZO
Local: Palco Concha
OFICINA 16:30-17:30
LANCHE SIMPÁTICO
Iniciativa Festa da Saúde
Local: CozinhaMais
CONSTRUÇÃO COM O PÚBLICO THEACEAE EFHEMERE I Mandala de Camélias 16:30-19:00
Iniciativa Porto Lazer
Local: Rossio do Pavilhão Rosa Mota
ENTREGA DE PRÉMIOS 17:00-17:15
CONCURSO DE FOTOGRAFIA
GRÃO A GRÃO, FINTA O DESPERDÍCIO NA COZINHA
Iniciativa Lipor
Local: Palco Concha
CONCERTO 18:00-19:00
HITCHPOP
Local: Palco Concha
ENCERRAMENTO THEACEAE EFHEMERE I Mandala de Camélias 19:00-19:30
Iniciativa Porto Lazer
Local: Rossio do Pavilhão Rosa Mota
ENCERRAMENTO FESTIVO CIDADEMAIS´18 19:30-20:00
PALÁCIO DA TERRA | BALLETEATRO
Inicitiva Lipor
Local: Alameda das Tílias | Palco Concha
Obs: As fotos sem (*) foram cedidas pela Cidade+ e dizem respeito ao evento realizado em 2017
01jul18