Menu Fechar

DOIS MILHÕES DE MICROLÂMPADAS VÃO DAR COR E LUZ A MAIS DE MEIA CENTENA DE LOCAIS DA INVICTA

A partir de hoje ( 01 de dezembro), o Porto liga-se ao Natal. Mais de dois milhões de microlâmpadas LED vão ligar-se diariamente, até ao Dia de Reis (06jan19) para dar mais cor e luz a 59 ruas, praças, jardins e edifícios da cidade. Será o Natal mais luminoso de sempre na Invicta.

O projeto de iluminação integra neste ano 2,3 milhões de microlâmpadas LED incandescentes e 586 peças que vão decorar 59 ruas, praças, jardins e fachadas da cidade. Cerca de 95 por cento das lâmpadas utilizadas são de baixo consumo. Esta solução permite uma poupança de 80 por cento em relação às iluminações tradicionais.

Além de uma mancha de luz mais presente e consistente, haverá igualmente um reforço significativo na ornamentação de várias artérias. Estrelas de vários feitios e pormenores circulares serão as formas mais frequentes. Mas haverá também ruas decoradas com laços, sinos e árvores de grande escala, entre outros elementos decorativos próprios da quadra. O dourado será a mancha predominante, conjugada com detalhes em vermelho, verde e azul.

A definição dos locais a iluminar teve em conta não só os fluxos de público nas áreas mais centrais da cidade, como também as zonas com maior prevalência de comércio tradicional, assim como outros pontos de interesse na cidade durante esta época festiva.

As iluminações de Natal no Porto vão ser inauguradas às 18 horas do dia 1 de dezembro, em simultâneo com a ligação das luzes da Árvore de Natal da cidade, que uma vez mais será erguida na Praça do General Humberto Delgado, em frente ao edifício da Câmara do Porto.

Com 40 metros de altura, 20 de diâmetro e pesando cerca de 12 toneladas, será uma das maiores árvores de Natal do país. As mais de 29 mil lâmpadas que ornamentarão a estrutura e que proporcionarão várias dinâmicas vão acender-se diariamente às 17,30 horas. Aos sábados e domingos à tarde, haverá contos e espetáculos infantis no interior da árvore.

Locais com iluminações de Natal (por zonas)

ZONA 1

R. de Sampaio Bruno; R. de Santa Catarina; Rua de Sá da Bandeira; R. de Fernandes Tomás; R. do Bonjardim; Largo de Tito Fontes; R. do Bolhão

ZONA 2

R. 31 de Janeiro; R. das Carmelitas; Largo dos Lóios; R. dos Clérigos; Praça Gomes Teixeira (Leões); Jardim da Cordoaria

ZONA 3

Praça Almeida Garrett; Av. de Dom Afonso Henriques; Av. de Vímara Peres; R. de Chã (Largo); R. do Loureiro; R. das Flores; R. de Mouzinho da Silveira; R. de Ferreira Borges; Largo de São Domingos; Fachada Palácio das Artes (Largo de São Domingos); Rua de Dr. Sousa Viterbo

ZONA 4

Praça de Carlos Alberto; R. de Cedofeita; R. das Oliveiras

ZONA 5

Rua da Alegria; Praça dos Poveiros; R. de Passos Manuel; R. de Santo Ildefonso; Praça da Batalha

ZONA 6

Rua da Formosa; R. de Alexandre Braga

ZONA 7

Ruas de Ramalho Ortigão; Praça de Filipa Lencastre; R. de Ceuta; Rua do Almada

ZONA 8

Praça do Marquês; R. da Constituição; R. de Costa Cabral; R. de Antero de Quental; R. de João Pedro Ribeiro; R. de Damião de Góis

ZONA 9

Rua de Júlio Dinis; Parque Itália (R. Júlio Dinis); Praça de Mouzinho de Albuquerque (Rotunda da Boavista)

ZONA 10

Av. Rodrigues de Freitas; R. do Heroísmo; R. do Freixo; R. da Estação

ZONA 11

Rua de Martim Moniz; R. do Diu; R. da Senhora da Luz

ZONA 12

Praça do Exército Libertador (Largo do Carvalhido); R. de Oliveira Monteiro; R. da Prelada; R. da Natária; R. do Carvalhido.

 

Texto: GCPCMP / EeTj

Foto: António Amen (Arquivo EeTj)

01dez18

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.