Menu Fechar

Morreu o nosso colaborador e cronista… José Luís Montero! O poeta galego que sempre escreveu em português!

JOSÉ LUÍS MONTERO morreu, em Lisboa, dia 06 de janeiro de 2019, tinha 67 anos, vítima de paragem cardio-respiratória. Galego, natural de Guillade, província de Pontevedra, José Luís era um poeta, livreiro e armador de pesca tinha diversas obras publicadas, com destaque para o livro de poemas “Começar a Viagem” e colaborava com o “Etc e Tal jornal” há sensivelmente cinco anos.

Destacava-se na rubrica NINHO DA LIBERDADE, com artigos verdadeiramente extraordinários.
Sobre o “Etc e Tal” e a propósito do aniversário que vamos comemorar, infelizmente sem a sua presença, escreveu:

Entrei para esta maravilha tinha o “Etc e Tal jornal”, apenas, três anos de existência.
Sou o que agora se chama colunista e nos tempos dos meus sonhos chamava cronista.
O “Etc e Tal” é um comboio de Alta Velocidade sem igual nos caminhos-de-ferro do mundo”.

José Luís Montero (ao centro) no Porto de Honra comemorativo do 8.º aniversário do Etc e Tal

Com José Luís Montero estivemos em maio do ano transato em Lisboa, onde ele fez questão de mostrar à equipa de reportagem formada por quem vos escreve e pelo Pedro N. Silva (fotos), o Bairro da Graça, e fê-lo ao pormenor.

Todos os anos, desde que fez parte da nossa equipa, vinha à feste de aniversário do jornal, o que estava para acontecer, uma vez mais, este ano.

Bom conversador, alegre, José Luís Montero era uma pessoa muito especial, tão especial quão especial eram as suas peças que ele adorava publicar neste jornal, onde chegou por “depois de uma pesquisa ter encontrado um título muito curioso e interesse como este… Etc e Tal! Gostei, e depois mais gostei da sua linha editorial, da sua forma de estar na comunicação social”, palavras de José Luís Montero.

No Bairro da Graça (Lisboa), com José Luís Montero

Contactamos recentemente com ele, quando esteve hospitalizado, mesmo assim, e independentemente do seu estado de saúde, falou connosco com a boa disposição que o carateriza. De repente deixamos de nos contactar uns tempos (como quem diz umas semanas) até que hoje (06jan19) li a triste notícia da sua morte, por informação publicada pelo seu filho, também José Luís, no facebook.

O corpo do José vai encontrar-se em camara ardente no Centro Funerário de Santa Joana, a Alvalade (Lisboa), a partir das 16 horas de amanhã (07jan18) até às 11 horas de terça-feira. O funeral realizar-se-á dia 08 de janeiro, pelas 12 horas. No centro Crematório dos Olivais (Lisboa).

Entretanto, à família enlutada e aos amigos do José Luís Montero, o “Etc e Tal jornal” endereça o seu mais sentido pesar pelo desaparecimento de um grande senhor, que neste jornal colaborou nos últimos quatro anos e meio, sendo de realçar a sua rubrica NINHO DA LIBERDADE na qual escreveu artigos dignos de registo.

OBRIGADO JOSÉ LUÍS MONTERO

ESTÁS SEMPRE CONNOSCO!

O Diretor

José Gonçalves

Fotos: Mariana Malheiro (aniversário) e Pedro N. Silva (na Graça, em Lisboa)

 

 

Partilhe:

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.