Menu Fechar

“Top 5” – Filmes de Natal

Inês Melo e Faro

Estamos numa das minhas alturas do ano preferidas. As cidades estão decoradas com luzes de todas as cores e parece que há música em todo o lado. Mas não é de música que vamos falar hoje.

Na época natalícia é que eu mais gosto de pegar na manta mais quentinha que tenho no armário, fazer um chocolate quente e fazer a minha maratona de filmes de Natal!

Para mim, há sempre cinco filmes que não podem faltar. Desde miúda que os vejo todos os anos e são, sem dúvida, os meus preferidos. Preparei então o meu top 5 de filmes de Natal.

No número cinco está uma comédia que, a meu ver, serve também como crítica ao superconsumo da sociedade americana nesta altura do ano. Falo, nada mais, nada menos de “Deck the Halls” ou, em português, “Um Vizinho a Apagar”. O filme retrata a história de um homem, Steve Finch, que se habituou a ser a grande a atração de Natal do seu bairro, devido às suas decorações.

As coisas mudaram de figura quando Buddy Hall se mudou para a casa ao lado e superou as decorações de Steve. O enredo acaba por se basear na rivalidade que cresce entre os dois vizinhos. Este é o filme perfeito para começar uma maratona a rir às gargalhadas.

Na quarta posição está um romance. Duas histórias de amor improváveis é a base de “The Holiday” (“O amor não tira férias”). Iris vive em Londres e está apaixonada por um homem que não lhe liga nenhuma. Por sua vez, Amanda vive em Los Angels e vive uma relação disfuncional. Ambas encontram um site de permuta de casa temporária, entram em contato e combinam a troca. Logo a mudança trará reflexos na vida amorosa das duas mulheres. Iris conhece Miles um compositor de cinema, e Amanda envolve-se com o irmão de Iris, Graham. É uma história verdadeiramente apaixonante e apropriada para esta altura do ano.

home alone

O top 3 inclui não só os meus filmes preferidos de natal, mas também dos meus filmes preferidos de sempre. Em terceiro lugar está o filme de animação de Tim Burton “The nightmare before Christmas”. Sem dúvida que a generalidade do realizador é evidenciada neste filme. Quem é que se ia lembrar de escrever sobre uma personagem de Halloween que se apaixona pelo mundo do natal e que tenta “roubar” o lugar do Pai Natal? É, claramente, um filme obrigatório e que se pode ver em família.

Em Segundo lugar, elegi um dos mais famosos filmes natalícios. Uma história sobre uma criatura verde que odeia o Natal e tenta roubar o natal das pessoas. É uma comédia que transforma o mau humor de “Grinch” no nosso bom humor.

Por fim, a primeira posição é preenchida pelo mais clássico dos clássicos. “Home Alone 2” (“Sozinho em Casa 2”). É o que mais gosto de ver. Se for preciso, vejo-o duas ou três vezes por Natal. Claro que, hoje em dia, é inconcebível um miúdo de 10 anos viajar sozinho da forma como Kevin fez, mas sem dúvida que é o filme que mais me faz rir.

Existem muitos mais filmes que podem tornar o Natal melhor, mas esta é a minha sugestão e seleção para o Natal deste ano.

Aproveito para desejar um Feliz Natal e um bom 2019!

 

Foto: pesquisa Google

01jan19

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.