Menu Fechar

AL GORE DÁ CONFERÊNCIA NO PORTO PARA ABORDAR ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS E FUTURO DO VINHO…

O Prémio Nobel da Paz e ex-presidente dos EUA ,Al Gore dará uma conferência no Porto, a 7 de março, em que passa uma mensagem de otimismo quanto ao futuro da indústria do vinho face às alterações climáticas.

Depois do ex-presidente norte-americano Barack Obama, em julho do ano passado, a conferência mundial Climate Change Leadership, criada no Porto, traz outra personalidade internacional de relevo e com peso na temática das alterações climáticas para enriquecer o debate sobre as soluções que se apresentam à fileira do vinho nesse enquadramento.

No evento, que decorre de 5 a 7 de março na Alfândega do Porto e no Coliseu Porto Ageas, Al Gore vai falar sobre o “Porto Protocol – um caso para optimismo nas alterações Climáticas“, partilhando a sua experiência enquanto pioneiro do “The Climate Reality Project”, uma organização sem fins lucrativos orientada para a educação ambiental.

Ao democrata que foi vice-presidente de Bill Clinton junta-se a voz de Afroz Shah, o advogado indiano que liderou a maior limpeza ocorrida numa praia a nível mundial – em Versova, Bombaim, conhecida como “o lixo do mundo”. A ação foi ganhando diariamente novos voluntários, acabando por envolver moradores locais, escolas, estrelas de Bollywood e políticos. Em 86 semanas, foram retiradas 5 mil toneladas de lixo da praia, um feito que lhe valeu a distinção com o prémio da ONU “Champions of the Earth”, em 2016.

Também o sueco Kaj Török, diretor de sustentabilidade da cadeia mundial de restaurantes Max Burger, marca presença no evento para dar conta que, através do projeto “The world’s first climate-positive burgers”, cada hambúrguer viu reduzida em 100% a sua pegada ecológica, uma percentagem que ganha uma expressão maior se forem contabilizadas as 1,5 milhões de árvores plantadas em África e que correspondem a um armazenamento de mais 10% do dióxido de carbono associado à actividade da marca.

Na 2.ª Climate Change Leadership, que inclui a conferência sobre o vinho, exposição e cimeira, intervirão igualmente Ester Asin, diretora geral para a Europa do World Wide Fund for Nature (WWF), que partilhará no Porto a sua experiência na liderança de projetos globais nas áreas da preservação ambiental; e o ministro do Ambiente e da Transição Energética, Matos Fernandes, que apresentará o roteiro para a neutralidade carbónica.

Reunindo 700 delegados de 50 países, esta iniciativa permitirá que todos os setores da indústria do vinho trabalhem em conjunto para garantir um futuro seguro e sustentável, compreendendo melhor o papel da ação humana nas alterações climáticas e reduzindo o impacto coletivo.

Texto: Porto. / EeTj

Foto: DR

01mar19

 

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.