A Solar – Galeria de Arte Cinemática, em Vila do Conde, acolhe a 14.ª edição da ANIMAR, projeto educativo que integra uma exposição coletiva para toda as idades, destacando os melhores filmes de animação de produção recente.
Inaugurada no passado dia 16 de fevereiro, a ANIMAR 14 explora o cruzamento entre as várias áreas do cinema, como a ficção e o documentário, com a do cinema de animação, propondo uma programação que passa por exposições, visitas-oficina na Solar — Galeria de Arte Cinemática, sessões de cinema no Teatro Municipal de Vila do Conde e nas escolas, oficinas de ‘stop-motion’, pixilação e brinquedos óticos, para além de workshops, sobre de animação, caracterização para cinema e banda-desenhada, entre outros.
A ANIMAR propõe novas ferramentas, meios e metodologias que introduzem o princípio de aprender através de uma experiência lúdica e participada. Consiste, assim, numa proposta inovadora de sensibilização para a arte, através da descodificação da imagem em movimento e da mobilização de saberes transversais, estimulando a imaginação através do princípio de aprender a brincar.
A exposição tem como pano de fundo os filmes Entre Sombras, de Mónica Santos, Alice Guimarães, Ride, Paul Bush, Agouro, de David Doutel e Vasco Sá e 4 Estados da Matéria, de Miguel Filipe Pires de Matos. São filmes que vão saltar da tela de cinema para a galeria, onde estarão também patentes diversos objetos relacionados com o processo de produção dos filmes, como adereços cenários, figurinos, entre outros.
A par da exposição, irá decorrer a oficina de memórias “As Caras do Bacalhau”, desenvolvida em parceria com a associação Bind’Ó Peixe. Esta oficina abordará a memória e o impacto da pesca do bacalhau na região, a partir de entrevistas dos netos aos seus avós pescadores, registando histórias sob a forma de minidocumentários.
Paralelamente à exposição na Solar — Galeria de Arte Cinemática, que poderá ser visitada diariamente entre as 14h00 e as 18h00, a ANIMAR 14 apresenta, ate? maio, uma programação complementar que inclui sessões de cinema para escolas e famílias, visitas guiadas a? exposição, workshops e oficinas.
De cariz vincadamente educativo, a ANIMAR promove todos os anos oficinas de iniciação ao cinema através da construção de brinquedos óticos como o caleidoscópio, zootrópio, entre outros, e workshops de ‘stop-motion’ e pixilação. Estas oficinas são destinadas a? comunidade escolar do norte do país e, sobretudo, às escolas do concelho de Vila do Conde.
A oferta formativa será complementada com oficinas de banda desenhada, sob a orientação de Hugo Maciel, nas quais apresentará o livro “Paris-Texas” e a oficina de caracterização para famílias com Francisca Sobral (MUA), a partir do filme “Entre-Sombras” na Solar.
A 14a edição da ANIMAR conta com vários apoios, destacando-se os da Direção Geral das Artes e da Câmara Municipal de Vila do Conde. E? uma iniciativa da equipa da Curtas Metragens CRL que organiza o Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema.
Texto e cartaz: Curtas Metragens CRL / EeTj
01mar19