Menu Fechar

COVENTRY – DE BERÇO DOS AUTOMÓVEIS A “CIDADE DA CULTURA 2021”

Conhecida em Inglaterra como uma das cidades que foi vítima de bombardeamentos nazis durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade de Coventry é rica em história, cultura e já foi até, há vários séculos, ocasionalmente a capital do Reino Unido!

Mesmo sendo uma cidade relativamente pequena, Coventry deixou a sua marca na história de Inglaterra. Por exemplo, na Idade Média tornou-se numa importante rota para o comércio de têxteis e pano e vários anos mais tarde teve um papel de relevo na Guerra Civil Inglesa.

Pedro Abreu (*)

(texto e fotos)

A 14 de Novembro de 1940, o acontecimento que ficou conhecido como ‘Coventry Blitz’ marcou para sempre a história e geografia desta terra. Hitler ordenou que a cidade fosse bombardeada pois possuía várias reservas de armamento e munições e mais de 500 cidadãos morreram na fatídica noite.

Grande parte do centro da cidade foi destruído e pouco resta da arquitetura antiga da cidade, sendo que a Torre da Catedral de Saint Michael e suas ruínas ainda continuam de pé.

Mas nem só de guerra e tragédias se faz a história desta pequena província, foi uma pioneira industrial na qual se desenvolveram e criaram relógios e as primeiras bicicletas, tricicletas e afins.

No Museu do Transporte de Coventry é possível visitar e ver a evolução deste meio de transporte e quais foram os contributos de várias personalidades britânicas que passaram por esta pequena localidade.

E falando de meios de transporte, Coventry foi a cidade-berço para o primeiro automóvel britânico, fabricado em 1897 pela ‘Daimler Motor Company Limited’. Não demorou muito até outros fabricantes aparecem e ajudarem na evolução da indústria automóvel na cidade.

Desta forma, as bicicletas foram ficando para trás e a indústria da cidade focou-se maioritariamente no desenvolvimento e produção de motores, que era na altura um dos maiores fatores de empregabilidade na região.

Marcas conhecidas mundialmente como Jaguar, Rover e Rootes são alguns exemplos de fabricantes que deram os seus primeiros passos em Coventry e que ainda mantêm as suas raízes bem firmes na localidade.

Seria possível escrever páginas e páginas sobre a história deste lugar que à primeira vista parece banal mas que esconde várias curiosidades e acontecimentos históricos. Atualmente um dos fatores que tornam a cidade um local de referência é a educação, mais especificamente, a Coventry University.

É praticamente impossível andar pela cidade e não ver um logótipo da Universade de Coventry. A imagem da fênix é bem conhecida por estas bandas e pode-se mesmo dizer que a Universidade é um dos pilares que sustenta esta pequena cidade localizada nas West Midlands.

Esta instituição de ensino atrai estudantes de todas as partes do mundo e isso contribui imensamente para a variedade cultural que existe na cidade. Desde jovens da China, India e Coreia até pessoas da América, África e Europa, são incontáveis as nações que por aqui estão representadas fazendo com que este seja um local ideal para o estabelecimento de contacto com outras culturas e possíveis colegas de trabalho no futuro.

Algo que destaca esta Universidade das outras no Reino Unido é a importância que é dada à experiência dos estudantes. Isto traduz-se basicamente na prestação de serviços de apoio ao estudante nas mais variadas áreas e a criação de eventos que tomam lugar praticamente todas as semanas no recinto universitário.

Eleita para a cidade da cultura em 2021, Coventry está a preparar-se para este grande reconhecimento e várias obras de restauração e remodelação estão a ser feitas por toda a cidade. Apenas nos resta esperar para ver o que a cidade da cultura nos reserva para o futuro próximo.

(*) Correspondente “EeTj” no Reino Unido

01mar19

 

 

Partilhe:

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.