Menu Fechar

“PRÉMIO BIAL DE MEDICINA CLÍNICA 2018” ATRIBUÍDO AO MÉDICO MÁRIO DINIS RIBEIRO

O médico Mário Dinis Ribeiro, diretor do Serviço de Gastrenterologia no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, recebeu ontem o Prémio Bial de Medicina Clínica 2018 devido a um trabalho sobre a prevenção do cancro gástrico. Menções honrosas distinguiram trabalhos na área da Hipercolesterolemia Familiar e da Perturbação Obsessivo-Compulsiva.

A entrega do prémio, no valor de 100 mil euros, foi feita na tarde do passado dia 18 de fevereiro pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em cerimónia realizada na Casa do Médico com a participação dos presidentes da Câmara do Porto, Rui Moreira, da Bial, Luís Portela, e do Conselho dos Reitores das Universidades Portuguesas, António Fontaínhas Fernandes, bem como do bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães.

“Cancro Gástrico em Portugal – Como reduzir a mortalidade por cancro gástrico em Portugal” é o título do trabalho que valeu o galardão a Mário Dinis Ribeiro, professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. A investigação que realizou permitiu-lhe “retirar dois tipos de conclusões e abordagens para prevenir e tratar o cancro gástrico. Por um lado, ao nível da prevenção, é muito importante alertar a população para fatores de risco como o tabaco e o consumo de sal. Por outro, e se queremos diminuir a prevalência do cancro gástrico, devemos evoluir para o tratamento precoce das lesões através da endoscopia alta e evitar que estas evoluam”.

Na sessão de ontem, foram também entregues duas menções honrosas do Prémio Bial a uma equipa liderada pela Professora Mafalda Bourbon, por um trabalho sobre a Hipercolesterolemia Familiar em Portugal, e ao Professor Óscar Gonçalves e à médica Ana Castro Fernandes por um trabalho sobre uma nova abordagem clínica à doença obsessivo-compulsiva.

Texto: Porto. / EeTj

Foto: Miguel Nogueira (Porto.)

01mar19

 

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.