Menu Fechar

“PELA TUA MÃO”, DE FLORA AZEVEDO, APRESENTADO NO FORTE DE SÃO JOÃO BATISTA…

Na belíssima tarde de Sol brilhante do sábado 11 de Maio, pelas 18h00, com o mar ali tão perto de um azul brilhante, a escritora e poetisa Flora Azevedo fez a apresentação do seu livro de poemas infantis “Pela Tua Mão”.

Com ilustrações de Miguel Marinho, numa sala maravilhosa do Forte de S. João Baptista da Foz do Douro, magnifico exemplar da arquitetura militar.

Num espaço onde se sentiu o calor humano e as memórias que todos, um pouco, transportamos da infância o evento aconteceu e teve a presença de familiares e muitos amigos.

Maria Lacerda, responsável pelo pelouro da Cultura e Lazer da União de Freguesias de Aldoar Foz e Nevogilde, fez referência ao Programa Cultural “Foz Arte” a desenvolver naquele espaço pela autarquia  e apresentou o evento elogiando a escritora Flora Azevedo e o seu encantador livro de historias contadas para as crianças em forma de poesia..

A apresentação do livro foi feita por Ana Maria Azevedo, que teceu uma serie de elogios e memórias, dando a conhecer os cantinhos que fazem Flora Azevedo feliz. Jardins, flores, animais pequeninos e inofensivos como a formiguinha que é inspiradora de um poema ou a sua cadela que é como membro da família, ou os seus netos que adora. Os espaços de silêncio e onde as estrelas brilham mais, a autora tem compromisso e encontra toda a poesia, por vezes um pouco telúrica, carregada de alegria onde é fácil entrar na leitura  onde o sonho e a fantasia andam de  mãos dadas.

Este livro ela dedicou-o aos seus netos.

Esta apresentação teve alguns momentos musicais maravilhosos, por o seu neto Gabriel, que tocou algumas peças clássicas ao piano.

Algumas amigas e netas leram poemas do Livro.

Agradecimentos a todos que compareceram e compartilharam desse momento especial connosco.

Segundo a escritora, a sua obra infantil nasceu do desejo de escrever histórias lúdicas em forma de poesia que agradassem às crianças, em pequena leu muitas histórias da coleção “Tonecas” e “Formiguinha” da “Majora” que o pai lhe oferecia e como professora que foi, aprendeu a conhecer os assuntos que despertam o interesse das crianças.

Todas estas coisas simples, vêm do fato de ter nascido numa família feliz e interessada também pelas artes, num meio rural.

Ao tempo em que nasceu, a Vila da Lixa ainda não era cidade e aí viveu toda uma infância de liberdade.

Cedo veio para o Porto, onde reside, aqui fez os seus estudos secundários.

Dada a impossibilidade de prosseguir os estudos superiores em Filologia Germânica na Universidade do Porto por esta à data ainda não ter esta formatura, rumou a Coimbra, mas, o coração fala mais alto e então a Universidade Clássica de Lisboa ganhou mais uma aluna, para aí se Licenciar.

Na Universidade do Minho fez Mestrado em Supervisão Pedagógica para o ensino do Português.

Ensinou línguas, sobretudo Português. Publicou a sua tese de mestrado, “Aprender e ensinar a escrever”.
Publicou também diversos Manuais Escolares para o ensino do Português em coautoria e obras pedagógicas para o ensino da escrita e Português

Foi premiada na categoria Poesia nos Jogos Florais promovidos pela UDIPSS em 2017- Lisboa

No domínio da literatura publicou:
“Meu Porto” (poemas)
Narrativas para crianças:
“Ninho de Sonhos”, “Meu Leque de Penas Brancas” e “Em plena Primavera”, “Um Lugar no Coração” e “Pela tua Mão”. Gere a página “Amor às Letras”-fb.com/poesiamiga.

Texto: Carmen Navarro

Fotos: Luís Navarro

01jun19

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.